Qual a diferenca entre locador e locatario?

Índice

Qual a diferença entre locador e locatário?

Ou seja, o locador é o indivíduo que oferece o imóvel. Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais.

Quem aluga um carro é locador ou locatário?

Locador é a pessoa que cede o uso de algo a outra pessoa mediante o pagamento de um aluguel. Pode ser um bem imóvel, como um apartamento, ou um bem móvel, como um veículo. Locador é sinônimo de proprietário, senhorio, alugador e arrendador.

Como se chama a pessoa que aluga um imóvel?

Locatário é o termo usado para definir a parte para quem o imóvel será alugado. Assim como o locador, esta parte também pode ser uma pessoa física, um grupo de pessoas ou uma empresa (pessoa jurídica).

O que acontece se não entregar o carro alugado?

Incorre nas penas do art. 168, “caput”, do CP aquele que não devolve o automóvel alugado à locadora após o decurso do prazo fixado no contrato de locação.

Como é o nome da pessoa que aluga sua casa?

Locador: indivíduo proprietário de um imóvel que o cede para locação, por meio de um contrato legal. Locatário: sujeito que aluga determinado imóvel ou bem. Fiador: pessoa, organização ou bem que serve de garantia em nome do locatário, devendo se responsabilizar pelas despesas caso o locatário não o faça.

Tem que entregar o carro alugado com o tanque cheio?

O carro alugado é entregue com tanque cheio e deve ser devolvido da mesma forma. Caso isso não ocorra, o valor da reposição do combustível será cobrado segundo tabela própria da Localiza. O cliente recebe o veículo com o tanque cheio e ao devolvê-lo, precisa estar cheio também.

Qual a diferença entre locador e locatário? O locador é um indivíduo que possui determinado imóvel e o cede para outra pessoa por meio de um contrato legal de locação. O locatário é o sujeito que aluga o imóvel do locador.

Qual a responsabilidade do locador?

Mas, para reformas estruturais é importante contatar o locador com antecedência e pedir permissão. Segundo a lei da locação, as reformas que tem como objetivo melhorar os problemas de ordem estrutural do imóvel e que estejam relacionadas com o desgaste natural do local, são de responsabilidade do locador.

Quais são os deveres do locador e do locatário?

Os deveres do locador e do locatário são definidos de acordo com a Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, também conhecida como a “Lei do inquilinato”, em seus artigos 22 e 23. Art. 22. O locador é obrigado a:

Quem é o locatário?

O locatário é o sujeito que aluga o imóvel do locador. Geralmente, na maioria dos contratos, também é necessário incluir um fiador, que serve como garantia caso o locatário não cumpra com os pagamentos. Sujeito que cede determinado imóvel ao locatário, por meio de um contrato.

Antes de iniciar um processo de locação, muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre locador e locatário. Resumidamente, cada termo significa: Locador: têm a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para alugar para outra pessoa, por meio de um contrato de locação; Locatário: Quem aluga o imóvel do locador.

Quem pode ser locador?

Mas, quem pode ser locador? Um locador pode ser tanto uma pessoa física, como uma pessoa jurídica. Além disso, a figura do locador pode ser representada por mais de uma pessoa, no caso de imóveis familiares ou empresas.

Quem deve ser o locatário do ponto comercial?

Isso quer dizer que, para assegurar o seu direito ao ponto comercial, o locatário deve ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, o contrato de locação deve ter sido firmado pelo prazo mínimo de 5 anos (ou a soma dos prazos renovados de forma ininterrupta) e deve ter desenvolvido apenas uma atividade econômica no imóvel pelo prazo mínimo de três anos.

Quem é o locatário do imóvel?

Locador: indivíduo proprietário de um imóvel que o cede para locação, por meio de um contrato legal. Locatário: sujeito que aluga determinado imóvel ou bem. Fiador: pessoa, organização ou bem que serve de garantia em nome do locatário, devendo se responsabilizar pelas despesas caso o locatário não o faça.

Quais são as principais regras para locação de imóveis?

Afinal, uma das principais regras para locação de imóveis é justamente ter os termos em dia e devidamente estipulados entre inquilino e dono. Poderá utilizar softwares imobiliários tanto para divulgação do imóvel disponível para locação, como para gerar automaticamente o seu contrato de locação.

Qual é o papel do locador e locatário?

Este é um instrumento fundamental para estabelecer a ligação jurídica entre ambas as partes. E você será responsável por levar esta conexão de maneira clara e objetiva para que locador e locatário cheguem a um acordo viável.

Qual o dever do locador?

Pela Lei do Inquilinato, seu principal dever do locador é o de entregar o imóvel ao locatário em perfeitas condições de habitação e funcionamento. Além disso, você também é o responsável por garantir toda tranquilidade e segurança para o locatário, na hora de habitar o imóvel.

Qual a duração do aluguel?

Segundo a Lei nº 8.245/91, que é a Lei de Locações, locador e locatário podem acordar que o aluguel será pago adiantado, desde que não haja garantia locatícia ou o aluguel seja por temporada (que é aquele de duração de até 90 dias).

Quais são as obrigações do locatário para a locação?

Exibir ao locatário, quando solicitado, os comprovantes relativos às parcelas que estejam sendo exigidas. Já para este, o artigo 23 da lei foi reservado para destacar as suas obrigações. Entre elas está a condição de pagar pontualmente o aluguel e os encargos que estão contidos no determinado tipo de locação.

Será que o locador não poderá exigir substituição do fiador?

Caso na data do contrato de fiança já havia ciência sobre a incapacidade ou a insolvência, o locador não poderá exigir de imediato a substituição do fiador.

Como o contrato de locação deve ser cumprido?

Na legislação temos previsto que um contrato de locação é aceito, e deve ser cumprido, mesmo se este foi feito verbalmente, ou seja, sem um documento assinado pelo locatário e locador. Mas, o contrato verbal deve seguir um padrão, não sendo moldado para as necessidades dos envolvidos.

Quais os direitos de uma locação sem contrato?

É comum surgirem dúvidas questionando os direitos de uma locação sem contrato, achando que por não existir um contrato assinado a locação não deve seguir nenhuma regra, pois não tem a assinatura nem o registro do acordo feito entre as partes.

Como comprovar que a locação existe ou existiu?

Para se comprovar que a locação existe, ou existiu, e com isso garantir os direitos da Lei do Inquilinato, tanto para locador quanto para locatário, deve-se ter os recibos de pagamento dos aluguéis, comprovantes de residência, ou testemunhas que confirmem a moradia, podendo ser qualquer prova.

Qual a obrigação do locatário para pagar o aluguel?

No caso dos imóveis residenciais urbanos, o locatário recebe também o nome de “inquilino”. Neste contexto, uma das obrigações mais importantes impostas ao locatário é a de pagar pontualmente o aluguel, que deve ser cumprida em conformidade com o que estiver previsto no contrato de locação.

Quem pode ser o locador?

Locatário: Exatamente, o LOCATÁRIO pode ser o LOCADOR! Na Lei do Inquilinato é possível o dispositivo da sublocação (ver art. 14 ao 16), este é um contrato acessório ao principal que submete as mesmas regras da locação normal.

Por que o locador deve fazer constar no contrato de locação?

Indico, portanto que ao alugar um imóvel, do qual existe a figura do usufrutuário, deverá o LOCADOR fazer constar no contrato de locação essa condição, mesmo que a sua omissão não torne o instrumento nulo.

Qual a preferência do locador para adquirir o imóvel?

No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca. Parágrafo único.

Qual a melhor alternativa para negociar indicadores?

No mercado, por enquanto, não houve adesão generalizada, mas o Sindicato da Habitação, Secovi, sugere que agora a melhor alternativa é negociar e recomenda a adoção de uma mescla de indicadores.

Também pode ser chamado de inquilino ou arrendatário. Após a locação, o locatário se torna responsável direto pelos pagamentos relativos ao aluguel, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outras taxas, quando aplicáveis. O locatário também pode ser representado por mais de uma pessoa ou por uma pessoa jurídica (empresa).

Quem é o proprietário e o condômino?

É quem mora na unidade, seja ele dono do imóvel ou não. Esse termo é muito confundido com o termo “condômino”, o que pode gerar grande equívocos. O locador é o proprietário ou condômino que não reside no próprio imóvel, sendo essa a única diferença entre os três termos.

Qual o significado do latim locador?

[Do Latim Locatore] S.m. Aquele que no contrato de locação, verbal ou escrito, cede algo ou presta algum serviço. Aquele que cede imóvel para moradia ou comércio em troca da percepção de contrapartida, aluguel. arrendador mais… locatário arrendatário mais… senhorio locação mais… 2. Locador Compartilhe no Facebook! Compartilhe no Twitter!

Por que o locador deve ser notificado pelo inquilino?

Assim, o locador precisa ser notificado do fato pelo inquilino. Se o locatário, ou seus familiares, foi quem deu causa a esses danos, ele deverá ser o responsável por fazer o conserto e reparar as avarias que foram causadas — ou, então, o proprietário deve ser ressarcido no valor equivalente aos danos provocados ao imóvel. 6.

Quem é o fiador do locatário?

Assim como o locador, o locatário também poderá ser representado por mais de uma pessoa e poderá ser uma pessoa jurídica. O fiador é a figura de uma pessoa ou até de uma organização que se coloca como garantia de pagamento caso o locatário por qualquer motivo não cumpra com as obrigações financeiras celebradas no contrato.

Quais são as obrigações do locatário?

Na Lei do inquilinato (Lei Nº 8.245, de 18 de outubro 1991), em seu artigo 23, ficam dispostas todas as obrigações do locatário, dentre elas as por danos causados ao imóvel, conforme segue: Art. 23. O locatário é obrigado a:

Qual o prazo do locador para devolver o imóvel?

Em contratos de qualquer prazo que seja superior a 30 meses o locatário poderá devolver o imóvel ao término do contrato sem necessitar de comunicar antes o locador de que desocupará.

Como cumprir os deveres do locador?

Cumprir integralmente a convenção de condomínio e os regulamentos internos. Além dos deveres, cada um deles também possui direitos que devem ser respeitados pela outra parte. No caso do locador, ele tem o direito de receber o pagamento do aluguel e cobrar antecipadamente.

Qual o direito do locador para receber o aluguel?

No caso do locador, ele tem o direito de receber o pagamento do aluguel e cobrar antecipadamente. Entram como direito do locador também exigir garantias do locatário; mover ação de despejo nos casos em que a lei permitir; autorizar (ou não) a sublocação ou a cessão de locação; e pedir revisão judicial do aluguel.

Quem é o locador do imóvel?

Nós vamos explicar para você! Locador. É o proprietário do imóvel, aquele que coloca o seu imóvel para alugar. Locatário. É quem procura um imóvel para alugar e morar por um período, o famoso inquilino. + Entenda como é calculado o reajuste do aluguel.

Por que o locador é obrigado a entregar o imóvel alugado?

O locador é obrigado a: I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; II – garantir, durante o tempo da locação, o uso pacífico do imóvel locado; III – manter, durante a locação, a forma e o destino do imóvel;

Qual é o principal problema do contrato de locação?

O pagamento é o principal problema que ocorre entre os acordos de aluguéis. Por isso, essa questão precisa vir devidamente especificada no contrato de locação — valor das prestações, data de vencimento, possibilidade de desconto, multa pelo atraso etc.

Será que há solidariedade no contrato de locação?

Havendo mais de um LOCADOR ou mais de um LOCATÁRIO, entende – se que são solidários se o contrário não se estipulou. Logo, se o contrato de locação houver omissão, há solidariedade, caso contrário haverá necessidade de inserir um clausula negatória da solidariedade para ter validade jurídica, ok?

Quem é o locador de um imóvel?

O locador, em um contrato de aluguel, é o proprietário do imóvel. Ele pode estar representando a si mesmo, quando o aluguel é feito direto com o proprietário, ou pode ser representado por terceiros, geralmente uma imobiliária. Ele aluga o imóvel para moradia ou uso comercial.

Quem pode ser o locador de um imóvel?

Já expliquei em uma postagem anterior que qualquer pessoa pode ser o locador de um imóvel, até mesmo um invasor de terreno alheio em que o proprietário o tenha abandonado (este tema merece uma postagem especifica). Basta que tenha a posse direta ou indireta do imóvel e estará apto a loca-lo a terceiros.

Por que o locador pode vender seus bens a qualquer tempo?

O locador pode a qualquer momento vende-lo, respeitando o direito de preferência do locatário. O comprador por sua vez não esta obrigado a respeitar o contrato e pode decidir por encerra-lo. Logicamente que estando o locador no direito de vender seus bens a qualquer tempo não há o que se falar em indenização ao locatário.

Por que o aluguel é pago pela locadora?

Parágrafo Único: O aluguel será pago pelo LOCATÁRIO em local determinado pelas LOCADORAS no valor integral, ficando a cargo de quem receber o aluguel repassa-lo na PROPORÇÃO DE 50\% para cada locadora identificada nesta cláusula.

Qual a responsabilidade do locatário?

Estes reparos e manutenções são de inteira responsabilidade do locatário. Na Lei do inquilinato (Lei Nº 8.245, de 18 de outubro 1991), em seu artigo 23, ficam dispostas todas as obrigações do locatário, dentre elas as por danos causados ao imóvel, conforme segue: Art. 23.

Qual a classificação de uma locação financeira?

8 – Uma locação é classificada como locação financeira se ela transferir substancialmente todos os riscos e vantagens inerentes à propriedade. Uma locação é classificada como locação operacional se ela não transferir substancialmente todos os riscos e vantagens inerentes à propriedade.

Qual a classificação de locações?

7 – A classificação de locações adotada nesta Norma baseia-se na extensão até à qual os riscos e vantagens inerentes à posse de um ativo locado permanecem no locador ou no locatário. Os riscos incluem as possibilidades de perdas devidas a inatividade, obsolescência tecnológica e variações no retorno devidas a alterações nas condições económicas.

Qual a ligação para o anterior?

A ligação para o anterior está disponível quando tem mais do que uma secção como. Por predefinição, as secções estão ligadas, pelo que um cabeçalho criado numa secção será transportado quando criar uma quebra de secção. Ligar ao Anterior irá apenas ligar a secções anteriores.

Quais são as diretrizes do zoneamento?

As diretrizes constantes no zoneamento regulamentam aspectos como: Residencial, comercial, industrial, agrícola, etc. Algumas funções são proibidas na zona, outras são permitidas e algumas toleráveis em situações específicas. Além do tamanho do mínimo do lote em si, estabelece também a menor medida possível de sua testada.

Por que o locatário deve exigir do locador a vistoria?

Em complementação ao inciso I, deve o locatário exigir do locador que se proceda a vistoria e que nela conste a real situação do imóvel no inicio da locação, sob pena de presunção de que recebeu o imóvel em perfeito estado de conservação nos termos do inciso I acima.

Como mudar de comercializador de eletricidade?

Considere a possibilidade de mudar de comercializador mediante o contacto online, telefónico ou presencialmente numa loja da companhia em questão. Para proceder à mudança do contrato de eletricidade, o cliente deverá escolher a companhia e a respectiva tarifa que melhor se adapte às suas necessidades.

Posso alterar o contrato de eletricidade?

A alteração do contrato de eletricidade pode ser realizada, no mercado livre, sempre que o cliente desejar. Poderá mudar de companhia ou de tarifa dentro da mesma companhia. Pode ainda proceder à mudança da titularidade da eletricidade e à alteração da potência contratada .

Qual é o nome do locador?

Locador é o nome dado à pessoa que, em um contrato de locação, aluga determinado bem para outra pessoa. Comumente, o locador é o proprietário do bem, mas é possível que seja outra pessoa autorizada pelo proprietário a alugá-lo.

Segundo a lei da locação, as reformas que tem como objetivo melhorar os problemas de ordem estrutural do imóvel e que estejam relacionadas com o desgaste natural do local, são de responsabilidade do locador. Para evitar problemas na hora da devolução do imóvel, é importante fazer uma vistoria detalhada antes de assinar o contrato.

Por que não constar no contrato de locação?

O fato de um dos proprietários não constar no contrato não o invalida sendo que aquele que não se manisfestou sobre a locação, entende-se que se calando concordou com a mesma. O locador não precisa ser necessariamente o proprietário (s) do imóvel.

Qual a finalidade da locação de coisas?

Locação de coisas (arts. 565 a 578, CC) – O objeto será coisa infungível, mas não há finalidade específica para a locação. Locação de prédio urbano (Lei nº 8.245/91 – Lei do Inquilinato) – Esta lei traz 3 espécies de locação, de acordo com a finalidade:

Por que o locador deve repor o imóvel?

Se assim convier ao LOCADOR, o LOCATÁRIO se obriga a repor o imóvel nas condições em que o encontrou, quando da sua entrega, sendo direito do LOCADOR que sejam retiradas no todo ou em parte sem direito a compensação ou indenização de qualquer espécie.

LEIA TAMBÉM:   Por que os carros tem buzina?

O locador possui a escritura do imóvel e, portanto, o direito de usufruir do lugar diretamente ou por meio da renda gerada pela negociação do seu espaço privado. Ou seja, o locador é o indivíduo que oferece o imóvel. Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais.

Como o locador deve entregar o imóvel?

Em primeiro lugar, é dever do locador entregar o imóvel em um bom estado. Além disso, caso o locatário solicite, ele deve fornecer uma descrição minuciosa em relação a isso, expressando claramente os eventuais defeitos do local. Durante a vigência do contrato, o locador não poderá reaver o imóvel sem uma explicação justa.

Será que o dano foi causado pelos locatários?

Duas constatações: o dano não foi causado pelos locatários e a deterioração foi causada pela natureza, ou seja, o calor do sol. Estou certa de que esse reparo não cabe a mim arcar? Aluguei um imóvel e ele tem eletrodomésticos em menos de 02 meses queimou o ventilador da geladeira, ela já é usada. o que devo fazer?

Por que o locatário faz parte do contrato?

Lembrando que juridicamente, se a pessoa é casado (a), o cônjuge também faz parte do contrato, isto vale para todos os casos. O locatário é representado pela pessoa que está contraindo a locação, ou seja, é a pessoa que irá se beneficiar do imóvel a ser locado.

Quais os atos ameaçadores por parte do locador?

Atos ameaçadores por parte do locador, como por exemplo, desligar a luz do imóvel, ligações ameaçando expulsar o inquilino do imóvel, podem inclusive ensejar uma futura ação por danos morais e/ou material ou até mesmo uma ação criminal.

Será que o locador pode devolver o imóvel?

R: Durante o prazo estabelecido contratualmente, o locador não pode exigir a devolução do imóvel. O locatário, todavia, pode devolvê-lo, mas tem que pagar a multa estipulada contratualmente (se estipulada). Essa multa, no entanto, deverá ser calculada proporcionalmente ao período não cumprido no contrato.

Quando surgem conflitos entre locadores e locatários?

Quando surgem conflitos entre locadores e locatários é sempre bom usar a prudência e pedir a assistência jurídica de um advogado especialista em Direito Imobiliário, para evitar que um problema comum, como por exemplo a inadimplência, vire um problema de grandes proporções.

LOCADOR. Pessoa que dá algo em aluguel; Proprietário do imóvel que, através de contrato, cede o direito de uso a outrem, o locatário.Quem oferece serviços, a outra pessoa ou empresa, mediante contrato de locação.

Qual a cobrança das luvas em contrato de locação comercial?

A cobrança das conhecidas luvas em um contrato de locação comercial é um tema controverso entre os profissionais do ramo imobiliário e jurídico. A cobrança das conhecidas ‘luvas’ em um contrato de locação comercial é um tema controverso entre os profissionais do ramo imobiliário e jurídico.

Será que o locador não tem contrato de locação?

Falando mais claramente, se o locador não tem um contrato de locação que cumpra todos os requisitos de um título executivo, pode acabar tendo que realizar uma ação de cobrança para receber seus aluguéis.

Como os pais podem ser locadores do imóvel?

Portanto, os pais podem serem LOCADORES do imóvel a qual o seu filho, quando de menor, é proprietário de fato. Quem pode alugar um imóvel? Procurador: É comum o proprietário de imóvel outorgar via procuração poderes para um terceiro exercer.

Qual a identificação de uma locação?

Identificação de uma locação A IFRS 16 define um contrato de locação como sendo um contrato, ou parte de um contrato, que transmite o direito de uso ou controlo de um ativo, por um período de tempo, em troca de obrigações.

Quais são os direitos do locador e do locatário?

Em um contrato de aluguel por temporada, determinações importantes devem ser cumpridas por ambas as partes. Por lei, locador e locatário têm direitos, mas também deveres, que, se seguidos adequadamente, garantem uma relação saudável para ambos.

Assim como o locador, ele pode ser uma pessoa física, uma pessoa jurídica ou até mesmo um grupo de pessoas. Portanto, o locatário pode ser também conhecido como inquilino, ou seja, parte que faz uso de um imóvel que pertence à outra pessoa no caso um locador, mediante o pagamento de um aluguel mensal.

Quem é o locatário de um apartamento?

O locatário é quem busca um apartamento. Nessa posição, essa pessoa deve cumprir com uma série de apontamentos relacionados à conservação do imóvel, uma vez que há um período de contrato por temporada.

O que é um contrato de locação residencial?

Como o próprio nome sugere, o contrato de locação é um documento que registra de modo formal a negociação entre locador e locatário permitindo o uso de determinado imóvel dentro de um período e mediante ao pagamento de aluguel (geralmente mensal).

Por que fazer contrato de aluguel?

O contrato de locação de imóvel é importante porque garante os direitos do proprietário do imóvel, bem como os interesses do inquilino e dos fiadores. Ademais, caso haja quebra em alguma cláusula do contrato, as penalidades cabíveis às partes também estão incluídas no documento.

Quem decide o valor do aluguel?

Normalmente, o IGP-M (Índice Geral de Preço do Mercado) é o índice que determina de quanto será a mudança no valor. Saiba como funciona o reajuste do aluguel. O reajuste do aluguel é realizado após 12 meses de locação e acontece com o cálculo do indexador que consta no contrato.

Qual o significado do locador?

Locador: significado. O locador, em um contrato de aluguel, é o proprietário do imóvel. Ele pode estar representando a si mesmo, quando o aluguel é feito direto com o proprietário, ou pode ser representado por terceiros, geralmente uma imobiliária.

Será que o locador nada mais é do que um contrato de locação?

Portanto, o locador nada mais é do que o sujeito que cede determinado imóvel ao locatário, através de um contrato. O locador recebe a quantia determinada no acordo feito no contrato. O locatário nada mais é do que o sujeito que vai alugar determinado imóvel ou bem através de um contrato de locação.

Qual a obrigação do locatário?

Uma das principais obrigações do locatário é estar em dia com o aluguel e as despesas ordinárias do condomínio. Caso ele esteja inadimplente, o proprietário tem o direito de acionar a garantia para receber o valor e, em último caso, pode até executar uma ordem de despejo. 8.

Qual é a conta do locador?

Mas, no caso de melhorias estruturais — como uma modernização e a troca de brinquedos do play ou de equipamentos da academia —, a conta é do locador. A pintura do imóvel é um dos pontos mais polêmicos. Se a unidade foi entregue pintada e o inquilino sujou ou furou suas paredes, ele deve devolvê-la com uma nova demão de tinta.

Como o proprietário pode ser responsabilizado pelos danos causados pelo locatário?

Mesmo que o contrato também deixe claro essa regra, em algumas situações específicas, o proprietário poderá ser responsabilizado civilmente pelos atos e danos causados pelo locatário. Isso acontece pela chamada natureza propter rem das obrigações do dono do imóvel.

Qual a informação necessária para a locação do veículo?

Nele, serão descritas todas as informações pertinentes à locação do veículo: os dados do locatário, o veículo que será alugado, bem como os valores cobrados pelo aluguel e o período de locação. Firmar o acordo formalmente, com assinatura das duas partes, é a melhor maneira de evitar possíveis complicações.

Qual a responsabilidade civil das locadoras de veículos?

Da Responsabilidade Civil das locadoras de veículos. No contrato de locação não há relação de preposição, pela simples razão de não estar o locatário subordinado ao locador, nem sujeito às suas ordens. A posse direta da coisa locada é juridicamente transferida ao locatário, que a exerce sem vigilância do locador.

Como o locador deve respeitar as cláusulas do contrato de aluguel?

O locador, como proprietário do imóvel, deve respeitar às cláusulas do contrato de aluguel, garantindo também que todas as obras emergenciais sejam realizadas no imóvel, caso necessárias.

Quem é o locatário do inquilino?

O locatário sempre acredita que é o locador e este acha o contrário — destaca o diretor da administradora Renascença, Edison Parente. Segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991), os serviços de manutenção são de responsabilidade do inquilino e as reformas estruturais ficam a cargo dos proprietários.