Qual a diferenca entre deficit primario e nominal?

Qual a diferença entre déficit primário e nominal?

Déficit primário: quando não leva em conta os custos de juros da dívida adquirida. Déficit nominal: as despesas ultrapassaram as receitas, incluindo os juros da dívida, correção monetária e cambial. Déficit previdenciário: é quando os benefícios concedidos pela Previdência Social ultrapassam o valor das contribuições.

Para que serve o resultado nominal?

Resultado nominal é um termo usado em contas públicas que representa a diferença entre receitas e despesas totais no exercício. A análise do resultado nominal é muito importante pois o seu resultado corresponde à variação da dívida consolidada líquida em determinado período de um país.

O que é superávit primário e déficit nominal?

Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. O déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Ambos constituem o “resultado primário”.

O que é despesa corrente primária?

Termo: Despesa Orçamentária Primária Despesa que aumenta a Dívida Líquida do Setor Público e que não tem relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida. São exemplos: despesas com pessoal e encargos, outras despesas correntes e investimentos.

LEIA TAMBÉM:   Qual lixa usar para parede pintada?

O que significa saldo nominal?

O resultado nominal representa a diferença entre receitas e despesas totais no exercício. Em contrapartida, os déficits primários indicam a parcela do aumento da dívida líquida, resultante do financiamento de gastos primários (despesas não financeiras) que ultrapassam as receitas primárias (receitas não financeiras).

Quais são os gastos obrigatórios?

Os gastos obrigatórios são aqueles previstos em lei. Eles são, essencialmente, o pagamento dos salários de servidores ativos e de aposentadorias. O governo não pode cortar, bloquear ou congelar essa verba.

Quais são as verbas discricionárias?

Entram na lista contas de água e de luz, serviços terceirizados (limpeza, segurança etc), compra de materiais e manutenção de equipamentos, entre outras coisas. As verbas discricionárias ainda são direcionadas para programas mantidos pelas universidades, como bolsas de auxílio para estudantes e bolsas de pesquisas acadêmicas.

Será que os gastos opcionais estão crescendo?

O ponto, segundo a diretora do IFI, Vilma da Conceição Pinto, economista mestre em finanças públicas pela FGV/EPGE, é que os gastos opcionais estão crescendo, com as chamadas emendas impositivas de deputados.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o habitat da arara vermelha?

Quais são as despesas obrigatórias da administração pública federal?

Nesse limite, entram as despesas obrigatórias da administração pública federal (como salários e aposentadorias) e aquelas que dependem de decisão do governante, as chamadas despesas discricionárias, para pagar custeio geral (luz, energia), subsídios e investimentos.