Qual a diferenca entre custos economicos e custos financeiros?

Qual a diferença entre custos económicos e custos financeiros?

Indo direto ao ponto, o CUSTO ECONÔMICO é aquele que incorre no exato momento que o originou. De forma técnica, esse momento é denominado FATO GERADOR. Já o CUSTO FINANCEIRO é o real desembolso, a consumação do CUSTO ECONÔMICO. Um exemplo clássico é o empregado de uma empresa e que recebe salário mensal.

O que é o custo econômico?

O custo económico de uma decisão depende tanto do custo da alternativa escolhida como do benefício relativo que se poderia ter obtido com a melhor alternativa O custo económico difere do custo contabilístico, pois inclui também o custo de oportunidade. …

Quais são os custos contábeis?

Os contadores tendem a examinar retrospectivamente as finanças de uma empresa, pois precisam acompanhar os ativos e passivos e avaliar o desempenho passado. Os custos contábeis incluem despesas reais e despesas de depreciação de equipamentos de capital, que são determinadas para fins fiscais.

Qual a diferença entre Contabilidade de custos e Contabilidade Gerencial?

Isso cria uma impressão de que tanto a contabilidade de custos quanto a contabilidade gerencial são as mesmas.As diferenças entre contabilidade de custos e contabilidade gerencial são de natureza refinada e possuem nuances menores. A contabilidade de custos concentra-se basicamente nos aspectos quantitativos.

LEIA TAMBÉM:   Como parabenizar um empreendedor?

Qual a necessidade da contabilidade de custos?

Necessidade: A contabilidade de custos é necessária para algumas organizações em suas atividades relacionadas a produção do dia-a-dia ou operações de rotina; enquanto a contabilidade gerencial é opcional em muitos casos e não é necessária nas operações do dia a dia de uma empresa.

Qual seria o custo contábil de um ônibus?

O primeiro seria o cálculo de todos os gastos financeiros, que podem ser desde a passagem de ônibus, a mensalidade como até o valor da coxinha na cantina. Portanto, a grosso modo, custo contábil seria o que de fato exigiu um pagamento em dinheiro.