Qual a diferenca entre acido folico e folato?

Qual a diferença entre ácido fólico e folato?

O folato é a forma natural da vitamina B9, encontrada em hortaliças verde-escuras (espinafre, couve, rúcula), carnes vermelhas, cereais integrais, ovos, leite e derivados. Já o ácido fólico é a versão sintética do nutriente, presente em medicamentos, suplementos e alimentos enriquecidos.

O que significa folato alto?

Níveis altos de vitamina B12 ou de folato podem ser observados com leucemias ou disfunção hepática. Níveis elevados de folato podem ocorrer na anemia perniciosa ou em vegetarianos. A deficiência de vitamina B12 pode ser disfarçada em um paciente com deficiência dessa vitamina e de folato e que toma apenas ácido fólico.

Qual a diferença entre ácido fólico e ferro?

Metade do ácido fólico armazenado no organismo encontra-se no fígado. O ácido fólico concentra-se também no líquido cefalorraquidiano. O ferro, um mineral essencial, é um componente da hemoglobina, mioglobina e de numerosas enzimas.

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado das cores da bandeira sueca?

Qual tomar ácido fólico ou Metilfolato?

De forma geral, a ingestão do ácido fólico é a mais indicada para a mulher que não tem dificuldade em metabolizá-lo em metilfolato, porque ele pode ser obtido de forma natural e atende todas às expectativas de quem deseja ter um filho em breve.

Qual medicamento pode resultar em deficiência de folato?

Várias fármacos, como 5-fluoruracila, metformina, metotrexato, fenitoína, fenobarbital, sulfassalazina, triantereno e trimetoprima, prejudicam o metabolismo do folato.

Qual dos seguintes testes seria ideal para distinguir entre deficiência de folato ou de vitamina B12?

Dosagem do folato. Podem ser testados tanto os níveis séricos como eritrocitários. Se qualquer um dos dois estiver reduzido, indica uma deficiência.

Quando o ácido fólico está alto?

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.