Qual a diferenca entre a empresa de cobranca e a divida real?

Qual a diferença entre a empresa de cobrança e a dívida real?

Por outro, a empresa de cobrança ganha a diferença entre a dívida real (que lhe vai cobrar) e o valor pelo qual comprou essa dívida ao banco. O acordo é vantajoso para todos, menos para si.

Será que a sua dívida é vendida a uma empresa de cobrança?

Independentemente do que acontecer, se a sua dívida for vendida a uma empresa de cobrança, ela deixa de estar aberta perante o seu banco. Uma vez que a empresa de cobrança não é uma instituição financeira, então o seu nome tem de ficar limpo na lista negra do Banco de Portugal, sem registo de créditos em dívida.

Qual o prazo para cobrança da dívida na justiça?

LEIA TAMBÉM:   Pode dar abobora para filhote de cachorro?

– “agora a dívida pode ser cobrada na justiça mesmo depois de 10 anos” (Não é verdade! O prazo da lei é de 5 anos para cobrança judicial da dívida – artigo 206, § 5º do Novo Código Civil);

Por que a cobrança de dívidas não é uma instituição financeira?

Da cobrança de dívidas que já nem sequer existem, ao assédio a amigos e familiares dos devedores, são várias as queixas dos consumidores que podemos encontrar na página da DECO e no Portal da Queixa. O problema é que uma empresa de cobrança não é uma instituição financeira e, por esse motivo, está fora do âmbito regulamentar do Banco de Portugal.

Como cobrar uma dívida de que nunca ouviu falar?

Uma empresa de cobrança não pode simplesmente bater-lhe à porta e exigir um pagamento. A empresa tem de explicar de que dívida se trata, qual é a origem e o montante em falta. Se recusarem prestar-lhe essa informação, recuse pagar. Tal como faria se um desconhecido o abordasse na rua para cobrar uma dívida de que nunca ouviu falar.

LEIA TAMBÉM:   Como conseguir 5 mil reais rapido?

Qual a situação de cobranças indevidas?

Também há situações em que as cobranças indevidas são feitas mesmo quando não tem pendência ou atraso no pagamento. Caso o contato seja decorrente de uma dívida que já foi paga, é importante informar à empresa sobre a quitação e que o contato não é mais necessário.

Quais as ligações de cobrança de dívidas?

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Será que o contato de uma empresa cobrando dívidas interfere na sua vida?

Dessa maneira, se o contato de uma empresa cobrando dívidas interfere em aspectos fundamentais de sua vida, provavelmente trata-se de uma situação que é passível de punição e que encontra respaldo na legislação.

Quais são os direitos das empresas de cobrança?

As empresas de cobrança podem ter abordagens mais ou menos agressivas, por isso é importante que saiba quais são os seus direitos e como se pode fazer valer deles. Basicamente, o negócio de uma empresa de cobrança consiste em comprar dívidas de terceiros para, em troca de uma comissão, aceitar cobrá-las.

LEIA TAMBÉM:   Quais acões sao consideradas verdes?

Como funcionam as empresas de cobrança?

Algumas empresas de cobrança funcionam como uma ponte entre os consumidores e as instituições financeiras, sendo consideradas como assessorias de cobrança. Esse é um tipo de serviço é comum, legal, e que facilita para os bancos, que não são especialistas em cobranças, e sim em serviços financeiros.