Qual a desvantagem do atraso de impostos?

Qual a desvantagem do atraso de impostos?

Outra desvantagem criada pela situação é a dificuldade em conseguir novos empréstimos ou linhas de crédito para o seu negócio. Desse modo, colocar as contas da empresa em dia pode se tornar uma tarefa mais complicada. O atraso de impostos pode ser especialmente maléfico para pequenas e médias empresas.

Qual a incidência do imposto sobre o atraso?

A fim de analisar cada situação, é preciso bastante atenção: cada imposto tem uma incidência diferente de valores sobre o atraso. Em impostos federais, por exemplo, a multa é de 0,33\% por dia de atraso (até o total de 20\%). Além disso, os juros cobrados pela inadimplência nessas ocasiões têm como base a taxa Selic + 1\%.

Por que o atraso de impostos pode prejudicar a sua empresa?

O atraso de impostos pode ser especialmente maléfico para pequenas e médias empresas. Isso porque a atitude pode impedir a sua empresa de participar de seleções e programas de concorrência pública, além de colocá-la na lista de inadimplentes.

LEIA TAMBÉM:   O que e viagem sustentavel?

Qual a pena do atraso no pagamento de tributos?

Além disso, possuem negócios estabelecidos no mercado, sendo possível arcar com os custos do processo. No entanto, para as empresas de menor porte, o atraso no pagamento de tributos vale a pena somente se o valor pago em multas e taxas de atraso for menor do que os juros que seriam pagos ao retirar um empréstimo.

Como regularizar o imposto de renda de anos anteriores?

Pode respirar tranquilo: se você tem dúvidas sobre como regularizar Imposto de Renda de anos anos anteriores, chegou ao artigo certo! As declarações podem ser enviadas pela internet ou, se preferir, entregues em uma unidade da Receita Federal.

Como fazer o pagamento em atraso?

Se o pagamento em atraso for realizado sem os devidos acréscimos legais ou com o cálculo a menor, o valor do principal não será totalmente quitado, ficando um saldo pendente de quitação. O contribuinte deve consultar o saldo devedor e emitir o Darf para pagamento no Meu Imposto de Renda – Extrato da DIRPF ou na Pesquisa de Situação Fiscal.