Qual a desvantagem da politica monetaria contracionista?

Qual a desvantagem da política monetária contracionista?

No entanto, sua desvantagem é o fato de manter o país sujeito à inflação. A política monetária contracionista é o inverso da anterior. Ela é realizada quando o PIB e o consumo dentro de uma economia diminuem. Portanto, o Banco Central aumenta a taxa de juros. Ação que é feita quando a moeda dentro do fluxo econômico é reduzida.

Qual é a política monetária?

A política econômica que controla a quantidade de dinheiro em circulação, das taxas de juros e do crédito de um país é chamada de Política Monetária. O conceito é colocado em prática por meio de uma autoridade monetária, que neste caso é o Banco Central.

Como o governo deve fazer a política econômica?

Assim como você, o governo também deve fazer essa lição de casa, chamada de política econômica – a política monetária é o pilar da política econômica que controla a circulação de dinheiro no país. Política econômica é toda e qualquer ação do governo para equilibrar as contas do país e evitar problemas que podem colocar a economia em risco.

LEIA TAMBÉM:   O que significa licenca Open?

Como funciona a política fiscal?

A política fiscal, também conhecida como política orçamental, acontece quando o governo tenta obter uma estabilidade econômica manipulando suas receitas e despesas. Para tal, o governo utiliza as arrecadações e os gastos que possui como ferramentas de controle.

Qual a importância da política monetária?

Qual a importância da política monetária A Política Monetária é o que vai determinar se será mantida ou alterada a taxa básica de juros (a taxa Selic). Medida que interfere diretamente no mercado de investimentos e no poder de consumo da população, já que essa decisão impacta no valor da moeda e nos preços de produtos e serviços.

Por que a política monetária expansionista é diferente?

Por isso ela é diferencia por políticas expansionistas e contracionistas. Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo.

Como a política monetária influencia na emissão da moeda?

Política monetária influencia na emissão da moeda. Os instrumentos da política monetária podem promover o aumento ou a redução da quantidade de moeda em circulação. No Brasil, alguns desses instrumentos que estão à disposição do Governo são: 1. Recolhimento compulsório