Qual a deducao do seguro de saude no IRS?

Qual a dedução do seguro de saúde no IRS?

A apresentação da despesa com o prémio do Seguro de Saúde no IRS dá direito a uma dedução à coleta de 10\%, com um máximo de 50€ (ou 100€, para contribuintes casados). Cada dependente dá, depois, direito a mais 25\% de dedução nestes encargos.

Qual a dedução do seguro de vida?

O seguro de vida não pode garantir o pagamento de qualquer capital em dívida e este não deve acontecer, nomeadamente, por resgate ou adiantamento, durante os primeiros cinco anos. O limite desta dedução está fixado nos 2 194, 05 euros (cinco vezes o IAS); 3.

Posso incluir o seguro de saúde na sua declaração do IRS?

LEIA TAMBÉM:   Tem como reativar matricula cancelada?

Tal como tantas outras despesas, o Seguro de Saúde não só pode ser incluído na sua declaração do IRS como uma despesa, mas também entra como encargo específico de saúde, o que aumenta os benefícios fiscais. Deixá-lo passar ao lado da sua declaração fiscal não é, de todo, do seu interesse.

Como funciona o seguro de saúde?

O Seguro de Saúde serve para proteger a sua saúde e para cuidar de si em caso de doença, por isso pode ser englobado nas despesas do IRS. Como sabe, o IRS tem uma área específica para encargos com saúde e os Seguros de Saúde cabem dentro dela.

Será que as despesas com seguros podem ser deduzidas?

Antes de 2020, a entrada das despesas com seguros no E-fatura não era automática, o que suscitava muitas dúvidas aos contribuintes na hora de validar faturas. A situação entretanto foi corrigida, mas nem todas as despesas com seguros que agora lhe aparecem no portal podem ser deduzidas.

Qual a dedução dos prémios em seguros de vida?

Neste caso, e de acordo com o artigo 27º do Código do IRS, pode haver uma dedução de 100\% dos prémios pagos em Seguros de Vida, sendo que tal é válido apenas quando o seguro diz respeito a riscos de invalidez, morte ou de reforma por velhice (neste último caso desde que o benefício seja garantido após os 55 anos de idade).

Quem comunica o seguro de saúde no IRS?

Quem comunica o Seguro de Saúde no IRS? As faturas relativas ao que paga por um Seguro de Saúde têm de ser comunicadas ao Fisco pela própria seguradora que lhe vende o serviço de proteção na doença.

Quem pode declarar o Prémio do seguro de saúde?

Não só pode apresentar, na declaração do IRS, as despesas relativas a cuidados de saúde que tenham sido comparticipadas por um Seguro de Saúde como também pode declarar o próprio prémio do Seguro de Saúde no IRS.

Será que os seguros obrigatórios devem ser deduzidos aos rendimentos prediais?

A AT entende que apenas os seguros obrigatórios podem ser deduzidos aos rendimentos prediais para efeitos de IRS, como é o caso do seguro contra incêndios. Neste caso, deverá incluí-lo não no Anexo H, mas no Anexo F, onde são declarados os rendimentos prediais.

https://www.youtube.com/watch?v=IemphfKQzJA

Quanto Custa o seguro de saúde?

Sem contabilizar o seguro de saúde, obtém-se uma coleta de IRS (imposto a pagar antes de descontadas as deduções à coleta) de 8 423,27 euros. Contando com aquele seguro, chega-se a uma coleta de IRS de 8 645,27 euros, mais 222 euros.