Qual a deducao de matriculas e mensalidades?

Qual a dedução de matrículas e mensalidades?

Essa dedução abrange os pagamentos de matrículas e mensalidades a instituições de ensino infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental e médio (escolas), ensino superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional (ensino técnico e tecnológico).

Como comprovar a dedução de pensão alimentícia?

Além dos comprovantes de pagamentos, a dedução de pensão alimentícia deve ser comprovada à Receita Federal por meio de sentença judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública, em caso de separação e divórcio consensual.

Qual a deduzida do imposto de renda?

As contribuições feitas a instituições de previdência complementar, tanto públicas quanto privadas, também podem ser deduzidas do imposto de renda desde que tenham sido pagas pelo próprio contribuinte para si ou seus dependentes e não ultrapassem 12\% do total de rendimentos computados na base de cálculo da declaração.

Como calcular as deduções do imposto de renda?

O cálculo das deduções legais do imposto de renda pode até parecer complicado à primeira vista, mas à medida que a pessoa preenche sua declaração do imposto de renda ela visualiza em tempo real no programa gerador da declaração uma simulação de quanto vai pagar de imposto em cada uma das formas de tributação.

Qual a dedução para rendimentos mais baixos?

Esta dedução pode ser majorada para rendimentos mais baixos, até 800 euros. Quem, em 2021, se mudou para o interior do país e arrendou uma casa pode abater ao seu IRS de 2021 as despesas que teve com as respetivas rendas, até 1 000 euros, ao invés dos habituais 502 euros.

Quais são as faturas que permitem o exercício do direito à dedução?

Relativamente às faturas que permitem o exercício do direito à dedução, apenas são consideradas as que tenham sido emitidas sob forma legal, isto é, aquelas que contenham os elementos mencionados no n.º 5 do artigo 36.º ou no artigo 40.º do Código do IVA, para as faturas simplificadas.