Qual a consequencia da asma brônquica nos musculos lisos do pulmao?

Qual a consequência da asma brônquica nos músculos lisos do pulmão?

Durante uma crise de asma, a camada de músculo liso apresenta espasmos, estreitando as vias aéreas. A camada intermediária incha devido à inflamação produzindo excesso de muco. Em alguns segmentos das vias aéreas, o muco forma estruturas pegajosas que bloqueiam as vias respiratórias parcial ou completamente.

Porque os brônquios se fecham?

Asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por um espasmo da musculatura dos brônquios, ou seja, broncoespasmo. Os brônquios se “fecham”. Resultado: há um estreitamento – que pode ser intenso- das vias respiratórias causando muita falta de ar e desconforto para respirar.

Quais são as doenças crônicas pulmonares?

As doenças respiratórias crônicas (DRCs) são doenças das vias aéreas e outras estruturas do pulmão. Algumas das mais comuns são doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquites, doenças pulmonares ocupacionais e hipertensão pulmonar.

O que é hiperreatividade brônquica?

Por definição, a expressão “hiperreatividade brônquica” indica a existência de resposta broncoconstritora exagerada frente a determinados estímulos que têm pouco, ou nenhum efeito, sobre indivíduos normais9. De acordo com o estímulo desencadeante, pode ser classificada em específica ou inespecífica.

LEIA TAMBÉM:   Porque o acido sulfurico queima?

Como a asma impacta a ventilação pulmonar?

A hiperinsuflação que se instala tem importante papel na fisiopatologia da crise de asma e constitui um dos principais pontos a serem considerados na ventilação mecânica. A hiperinsuflação reduz o retorno venoso e pode, por compressão dos capilares pulmonares, aumentar a resistência na circulação pulmonar.

O que pode inflamar os brônquios?

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.