Quais termos ja foram usados para se referir a pessoas que possuem algum tipo deficiencia?

Quais termos já foram usados para se referir a pessoas que possuem algum tipo deficiência?

“Inválidos”, “incapazes”, “defeituosos”, “excepcionais”, “portadores de deficiência”… muitos foram os termos usados ao longo dos anos para se referir a pessoas com deficiência.

Qual a terminologia mais recente é adequada para se referir a pessoa com deficiência auditiva?

“Surdo” x “pessoa com deficiência auditiva” Segundo o Decreto N.º 5.626/05, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, “considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso de Libras”.

Qual a maneira de se referir a pessoas com deficiência?

A maneira de se referir a pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual pode demonstrar um certo preconceito e criar uma barreira de comunicação. É preciso ter claro que deficiência não é sinônimo de doença, por isso o termo portador acaba sendo inadequado.

LEIA TAMBÉM:   Para que e indicado o Valaciclovir?

Qual o significado da palavra deficiência?

• Defeituosos: significava “indivíduos com deformidade”, principalmente física; • Deficientes: significava “indivíduos com deficiência” em geral.

Qual a deficiência auditiva dos deficientes?

Yasmin cita, por exemplo, a falta de tapete tátil para deficientes visuais, além de escadas e rampas. Outro ponto levantado por diversos grupos de pessoas com deficiência auditiva é a falta da Janela de Libras ou a inadequação do modelo à vivência desses indivíduos.

Qual o significado do substantivo pessoa deficiente?

• Pessoas deficientes: o substantivo “deficientes” passou a ser utilizado como adjetivo, sendo-lhe acrescentado o substantivo “pessoas”. Líderes de organizações de pessoas com deficiência passaram a contestar a expressão “pessoa deficiente”, alegando que ela sinalizava que a pessoa inteira seria deficiente.