Índice
- 1 Quais seriam as principais condicionantes e determinantes do trabalho pedagógico hoje?
- 2 Qual é o entendimento que se tem hoje do que seja uma gestão democrática de escola pública?
- 3 Quais os condicionantes internos que determinam o estilo de vida?
- 4 Quais são as principais características de uma gestão democrática na escola?
- 5 Quais são os desafios e as possibilidades para a implementação das assembleias no processo educativo?
Quais seriam as principais condicionantes e determinantes do trabalho pedagógico hoje?
A partir das observações identificou-se nas escolas investigadas, seis condicionantes internos no desenvolvimento do trabalho de gestão e coordenação pedagógica nas instituições de ensino pesquisadas sendo estes: materiais do trabalho (PARO, 1991), institucionais (PARO, 1991), político-sociais (PARO, 1991), ideológicos …
Que práticas podem ser implementadas para a vivência de uma gestão democrática?
Para funcionar em uma perspectiva democrática, segundo Ciseki (1998), os Conselhos, de composição paritária, devem respaldar-se em uma prática participativa de todos os segmentos escolares (pais, professores, alunos, funcionários).
Qual é o entendimento que se tem hoje do que seja uma gestão democrática de escola pública?
A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.
Qual é a articulaçao entre as assembleias e a gestão democrática?
Um dos eixos estruturantes de uma política de gestão democrática é a participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar por meio de mecanismos de participação. …
Quais os condicionantes internos que determinam o estilo de vida?
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.
Quais os mecanismos podem ser implementados na escola para contribuir no processo de gestão democrática?
Entre os mecanismos de participação que podem ser criados na escola, destacam-se: o conselho escolar, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e o grêmio escolar. O conselho escolar é um órgão de representação da comunidade escolar.
Quais são as principais características de uma gestão democrática na escola?
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Como promover a gestão democrática nas escolas públicas?
Para se efetivar a gestão democrática na instituição escolar é necessário garantir que todos compreendam sua responsabilidade nesse processo. Isso resulta da efetivação de práticas que favorecem o desenvolvimento da cidadania[2] e o exercício da democracia[3].
Quais são os desafios e as possibilidades para a implementação das assembleias no processo educativo?
As assembleias escolares podem ser convocadas quando há problemas frequentes de convívio entre os alunos e entre os demais grupos. Mas para ter conhecimento dessas situações, é preciso estar sempre em contato com a equipe escolar, ou seja, conversar sempre com pais, alunos, professores e demais colaboradores.
O que é gestão democrática e participativa na escola?
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada …