Quais sao os tres valores do cooperativismo?

Quais são os três valores do cooperativismo?

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os cooperativistas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preservação do ambiente para o desenvolvimento sustentado.

Qual a vantagem de se criar uma cooperativa?

A seguir, veja os pontos positivos do sistema de cooperativa e entenda quais são os impactos gerados!

  1. Adesão voluntária e ilimitada.
  2. Paridade entre os associados.
  3. Divisão do valor arrecadado.
  4. Acesso a condições exclusivas.
  5. Estímulo ao desenvolvimento local.
  6. Garantia de segurança e proteção.
  7. Cooperação entre os participantes.

Quais são os impostos pagos por uma cooperativa?

As cooperativas pagam Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os atos não-cooperativos, e são isentas quanto aos atos cooperativos. Já as cooperativas de trabalho e serviços são contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), sobre valor da nota fiscal.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve o aviso de viagem no cartao de credito?

Qual a definição da Cooperativa?

Descubra a definição de cooperativa, os princípios e os ramos do cooperativismo, como funcionam as cooperativas e como são criadas. Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.

Qual o papel das cooperativas especiais?

Assim, as cooperativas especiais cumprem um papel importante como iniciativa socializadora de fato, muito além da inclusão social subjetiva: o trabalho nas cooperativas sociais significa construção real de oferta de trabalho para pessoas em desvantagem social às quais o mercado não facilita oportunidades.

Qual a finalidade do cooperativismo?

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são: Ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços; Obtenção de resultado útil e comum a todos.

Quais são as cooperativas especiais em Porto Alegre?

As cooperativas especiais mostram que uma nova realidadeé possível e que o cooperativismo é uma alternativa contra as misérias sociais, por promover o desenvolvimento, auxiliando seus cooperados na obtenção da cidadania plena através do trabalho. Cooperativas sociais em Porto Alegre