Quais sao os tres tipos de consequencias do processo de segregacao?

Quais são os três tipos de consequências do processo de segregação?

Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.

Qual a relação entre a segregação socioespacial E a violência?

Há fortes evidências de que o risco de ser vítima de homicídios é significativamente superior entre aqueles que habitam essas áreas, regiões ou até mesmo bairros, com déficit social e com pouca infra-estrutura urbana.

Quais são os exemplos de segregação espacial?

Um dos maiores exemplos de desigualdade socioespacial é a relação entre Morumbi e Paraisópolis. Ambos os bairros abrigam diferentes segmentos sociais, classes A, B, C, D e E, respectivamente. Na favela, há mil habitantes por hectare e no Morumbi, 30 habitantes por hectare.

Como ocorre o processo de segregação?

A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia. A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.

LEIA TAMBÉM:   Como Como introduzir a palavra-passe?

O que é auto-segregação geografia?

A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir. A segregação induzida é constatada na construção de casas populares, bairros desprovidos de infraestrutura adequada, apresentando valores compatíveis com o da população de renda inferior.

Em que consiste a auto-segregação exemplifique?

Auto-segregação ou autossegregação é a separação de um grupo religioso ou étnico do resto da sociedade em um estado pelo próprio grupo étnico. Por meio da auto-segregação, os membros do grupo separado podem estabelecer seus próprios serviços e manter suas próprias tradições e costumes . …

O que é segregação socioespacial e qual a causa dela?

A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.

O que é segregação socioespacial por que ela ocorre?

A segregação socioespacial é um problema presente no Brasil e esse, decorre das relações capitalistas, visto que o desenvolvimento econômico, bem como os avanços políticos e sociais ocorreram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que propiciou o surgimento das desigualdades nos mais diversos contextos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as principais medidas que o Banco Central do Brasil deve ou deveria ter tomado tomar para mitigar os efeitos da crise nas empresas?

O que é segregação do espaço?

“A segregação socioespacial é um importante conceito da geografia. Trata-se de uma divisão social do espaço de acordo com a renda da população. O próprio estado reproduz essa divisão. As populações de renda maior se autosegregam em enclaves fortificados ou condomínios, como autodefesa do caos urbano que se estabelece.