Quais sao os tres aspectos de carater inclusivo com os quais a escola deve atender ao aluno?

Quais são os três aspectos de caráter inclusivo com os quais a escola deve atender ao aluno?

Diversidade, alteridade e direito. Como sujeito de direito, na sua participação e o relacionamento livre de preconceito e discriminação.

Como é definida a educação especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, 2008).

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Quem deve se envolver nesse processo de inclusão?

O público-alvo da educação inclusiva, orientada pelo direito universal à educação, envolve todas as pessoas, independentemente de suas particularidades. As pessoas com deficiência têm sido um dos principais focos da área porque foram historicamente privadas da participação nas redes de ensino.

Quais as principais características de uma escola inclusiva?

São eles:

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
  2. Toda pessoa aprende.
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Quais as três abordagens inclusivas que por exemplo um aluno com deficiência intelectual pode participar?

Nessa perspectiva, quais as três abordagens inclusivas que, por exemplo, um aluno com deficiência intelectual pode participar? A)Consultoria colaborativa – Ensino direcionado – Sala de inclusão. B)Ensino colaborativo – Supervisão de colaboração – Ensino inclusivo.

Qual é a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Como se caracteriza a Educação Especial no Brasil?

Historicamente, a educação especial tem sido considerada como educação de pessoas com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos do desenvolvimento, além das pessoas superdotadas que também têm integrado o alunado da educação especial.

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O que diz a LDB sobre a inclusão?

No Artigo 58 da LDB fica subentendido o compromisso com a inclusão, pois é afirmado no §2º que o atendimento também poderá ser feito em escolas especializadas, contradizendo que “todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 1).

Que aspectos são importantes para que o processo de escolarização se concretize?

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Princípios da educação inclusiva Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é disponibilizado regularmente às outras crianças. O segundo princípio dessa educação considera que toda pessoa é capaz de aprender. E esse é mais um dos princípios da educação inclusiva.

Quais é o objetivo principal de se adaptar atividades para os alunos em sala de aula?

Ou seja, o objetivo central ao se “adaptar” uma avaliação ou qualquer outra estratégia pedagógica deve ser a equiparação de oportunidades. E para isso, é fundamental avaliar cada situação especificamente.

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Quais são os principais desafios da educação inclusiva?

A falta de professores de apoio e especializados é destaque entre os desafios encontrados na implementação da educação inclusiva no Brasil. A legislação prevê salas de recursos especializados acontecendo em contraturno durante o período letivo.

Quais os 3 paradigmas da educação especial inclusiva?

São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva citados no artigo da diversa?

As dimensões de um projeto educacional inclusivo Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Qual é o objetivo de se trabalhar com adaptações curriculares em uma sala de aula com alunos de inclusão de exemplos?

A finalidade de se realizar as adaptações curriculares é conseguir a maior participação possível dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais em todas as atividades desenvolvidas no projeto curricular da escola e na programação da sala de aula e levar esses alunos a atingir os objetivos de cada nível …

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Quais os desafios de hoje sobre a inclusão?

Desafios e avanços em busca da inclusão Ainda hoje um dos maiores desafios no combate à exclusão está relacionado à escassez de recursos e serviços que ofereçam maior acessibilidade àquelas pessoas com necessidades diferenciadas.

Quais são os paradigmas da educação especial?

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte.