Quais sao os tipos de perdas pos-colheita?

Quais são os tipos de perdas pós-colheita?

As injúrias mecânicas (batidas, cortes, esmagamentos, abrasões e rachaduras), têm sido identificadas como as principais perdas na qualidade pós-colheita. Como resultado de impactos há o estímulo ao aumento da taxa de respiração e a produção de etileno, reduzindo a vida útil do produto (Kader, 1992).

Quais são as principais causas das perdas pós-colheita?

A falta de conhecimento dos processos fisiológicos dos frutos, bem como a falta de infraestrutura adequada e de uma logística de distribuição são os principais fatores responsáveis pelo elevado nível de perdas pós-colheita observadas no país.

Como reduzir as perdas pós-colheita?

Utilizar caixas de plástico ao invés de caixas de madeiras para evitar contaminações, apoiar as caixas sobre um carrinho para que não fique em contato direto com o solo, reduzir a manipulação e proteger os alimentos do sol imediatamente após a colheita são detalhes simples, mas que mantêm a qualidade e prolongam a …

LEIA TAMBÉM:   Porque o investidor utiliza a taxa de custo do capital proprio como referencia?

O que são as perdas qualitativas quantitativas e nutricionais?

As perdas de alimentos podem ser qualitativas ou quantitativas. Perdas quantitativas estão relacionadas a perdas em termos físicos, passíveis de avaliação e mensuração, como redução no peso e no volume. Já as perdas qualitativas estão relacionadas ao valor nutricional e requerem formas diferentes de avaliação.

Como evitar as perdas de hortaliça e frutas após a colheita?

A colheita dos vegetais deve ser realizada nos horários mais frescos do dia e os produtos mantidos protegidos de temperaturas elevadas. Deve-se evitar colher após chuvas intensas, bem como quedas excessivas das frutas e hortaliças e o super enchimento das caixas no campo.

Quais fatores interferem nas perdas vegetais pós-colheita?

Os principais fatores que interferem na conservação das hortaliças após a colheita são: condição de colheita, ponto de colheita, tempo entre colheita e consumo, manuseio, acondicionamento e processamento do produto.