Quais sao os tipos de lagoas de estabilizacao?

Quais são os tipos de lagoas de estabilização?

As lagoas de estabilização podem ser: facultativas, associação entre anaeróbias e facultativas; aeradas seguidas de facultativas; aerada de mistura completa seguidas de lagoa de decantação, e ainda, lagoa de maturação.

Qual a relação das bactérias e algas para um perfeito funcionamento das lagoas de estabilização?

Os mecanismos envolvidos na remoção de matéria orgânica no sistema de lagoas de estabilização são resultados da simbiose que ocorre entre bactérias e algas. As bactérias facultativas utilizam a matéria orgânica como fonte de energia provocando a decomposição da matéria orgânica.

O que é uma lagoa de polimento?

Lagoas de polimento são uma tecnologia com grande potencial de aplicação em países em desenvolvimento por se tratarem de unidades que combinam o tratamento aeróbio a um tratamento anaeróbio eficiente (reator UASB).

Por que é necessário tratar o efluente de uma lagoa de estabilização?

As lagoas de estabilização são tradicionalmente usadas no tratamento deste tipo de efluente, pois além do baixo custo de implantação e manutenção, mostra-se eficaz na remoção da matéria orgânica. A DQO é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar quimicamente a matéria orgânica.

LEIA TAMBÉM:   O que tem dentro da floresta?

Qual a diferença entre uma lagoa facultativa é uma lagoa aerada facultativa?

LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio.

Para que serve as lagoas de estabilização?

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. Em geral, as lagoas apresentam excelentes eficiências de tratamentos.

Quais os fatores físicos e químicos que influenciam na eficiência do tratamento por lagoas de estabilização?

A eficiência das lagoas de estabilização se dá por vários fatores como temperatura, tempo de detenção hidráulico, profundidade, bactérias e algas.