Quais sao os tipos de cheques que podem ser emitidos por uma empresa?

Quais são os tipos de cheques que podem ser emitidos por uma empresa?

Modalidades de Emissão

  • Cheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.
  • Cheque Cruzado.

Como chama empresa que troca cheque?

Outra forma de como trocar cheque além do banco é: o factoring (conhecido como fomento comercial ou mercantil). As empresas de factoring são responsáveis por pegar créditos de terceiros que estão para serem compensados em datas futuras e com isso, realizam o pagamento a vista.

Quais são os tipos de cheques que existem?

Existem 6 tipos de cheques existentes. Estamos a falar das modalidades de emissão desta forma de pagamento ainda muito utilizada. Os tipos de cheques dependem de quem os emite, da indicação ou não do seu beneficiário, da possibilidade de ser endossado e da possibilidade de ser pago em vez de depositado.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os tres estilos de comunicacao?

Qual o prazo de emissão do cheque?

Entretanto, caso tenha sido emitido em outro lugar, a emissão pode ser de até 60 dias. Ao terminar o prazo de apresentação, em seis meses o cheque prescreve. O que significa que ele não pode mais ser recebido pelo beneficiário.

Como o uso de cheques tem diminuído?

Nos últimos anos com a facilidade e a modernização de recursos como os cartões de crédito, débito e suas famosas “maquininhas” o uso de cheques no comércio tem diminuído. Todavia, o montante transacionado ainda é bastante alto em relação aos demais meios de pagamento.

Qual a obrigatoriedade do cheque?

Cheques: obrigatoriedades A aceitação do cheque e o seu fornecimento devem ser regulados pelas relações comerciais e dependem de fatores como o histórico do cliente. Dessa forma, nenhuma empresa é obrigada a aceitar cheques como forma de pagamento.

Quem é o beneficiário do cheque?

Beneficiário – a pessoa que recebe o cheque e que beneficiará do valor inscrito no cheque. Todos os cheques fornecidos pelos bancos portugueses aos seus clientes são normalizados, ou seja, têm idêntica apresentação, formato e texto obrigatório.