Quais sao os rendimentos sujeitos a este imposto?

Quais são os rendimentos sujeitos a este imposto?

Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto: Rendimentos do trabalho dependente (gratificações, percentagens, comissões, participações, subsídios ou prémios, indemnizações, etc.); Rendimentos de capitais (juros de depósitos à ordem ou a prazo e dividendos, por exemplo);

Qual é o imposto de renda?

Imposto de Renda (IR): este tributo tem como matéria coletável os rendimentos por salários, lucros, juros, dividendos ou aluguéis. É diferenciado em IRPF para Pessoas Físicas e IRPJ para Pessoas Jurídicas. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): pago por todos os produtos industrializados, em qualquer fase de industrialização.

Quais são os impostos indiretos?

Já os Impostos Indiretos são transmitidos a terceiros, principalmente sobre o consumo, como nos casos do ICMS ou do IPI. Na teoria econômica, os impostos indiretos são conhecidos por serem menos “perceptíveis” pelos consumidores em comparação aos impostos diretos. Por isso, são mais aplicados.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da tecnologia na vida moderna?

Quais são os impostos diretos?

Na ciência econômica, os impostos são classificados como unitários, lump sum ou ad valorem. Os Impostos Diretos são aqueles que incidem de maneira direta sobre o rendimento, como o Imposto de Renda.

Quais são os impostos?

Os impostos incidem sobre a renda (salários, lucros, ganhos de capital) e patrimônio (terrenos, casas, carros, etc.) das pessoas físicas e jurídicas. Para que servem e como são usados

Quais são os impostos destinados aos municípios?

Os impostos destinados aos municípios são os seguintes: IPTU. O Imposto Predial e Territorial Urbano é o imposto ligados as propriedades presentes no meio urbano e cobrado anualmente pelos municípios dos proprietários de casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Quais são as contribuições e taxas do imposto?

As contribuições e taxas estão diretamente ligadas a prestação de algum serviço público (federal, estadual ou municipal). Como por exemplo taxas de iluminação pública, esgoto, etc. Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio.