Quais sao os principais problemas causados pelos aterros sanitarios?

Quais são os principais problemas causados pelos aterros sanitários?

Desvantagens

  • Construção que exige grandes extensões de terras;
  • Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  • Limite de quantidade de camadas de lixo;
  • Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;

Quais os impactos ambientais causados pelos aterros sanitários?

Impactos no meio físico A decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados no aterro sanitário produz uma quantidade significativa de chorume e biogás, rico em metano (CH4). Ao se infiltrar no solo, o chorume causa a poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

Quais as consequências do chorume?

O acúmulo de chorume no meio é um grande problema ambiental. Pode causar a poluição dos lençóis freáticos e outros mananciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Mais diretamente, o chorume contamina o solo no local onde é formado. O quadro é ainda pior se considerarmos a alta concentração de metais pesados no chorume.

LEIA TAMBÉM:   Por que o galo faz barulho?

Quais são as vantagens e desvantagens do aterro controlado?

A grande vantagem do aterro controlado de lixo é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido: sua coleta é levada para cima dos resíduos, o que promove, por exemplo, uma diminuição da sua absorção pela terra.

O que é aterro sanitário para que serve?

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Quais as consequências do chorume para a saúde humana?

Consequências do chorume O chorume polui os solos nos locais nos quais infiltra, mas também as águas subterrâneas. Além da questão ambiental, há um agravante, que é o comprometimento da saúde humana e animal. Além disso, essa condição atrai animais que transmitem doenças, como ratos, baratas e insetos diversos.

Como o chorume pode ser evitado?

Tratamento Biológico: utilizando técnicas como lagoas anaeróbicas, aeróbicas e de estabilização; Tratamento por Oxidação: as quais incluem o uso de ozônio, reação de Fenton, entre outras tipos de reações de oxidação; e. Tratamento Químico: por meio da adição de reagentes químicos ao chorume.