Quais sao os principais instrumentos da politica fiscal?

Quais são os principais instrumentos da política fiscal?

Os principais instrumentos da política fiscal são:

  • Os gastos governamentais, que incluem os subsídios;
  • A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.

Quais são os tipos de política fiscal?

A Política Fiscal é um conjunto de medidas adotadas pelo governo com a finalidade de equilibrar as contas públicas. Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia.

O que faz parte da política fiscal?

Política fiscal é o uso que o governo faz dos seus gastos e receitas (taxação) para influenciar a demanda doméstica e, portanto, o crescimento econômico. A demanda agregada de uma economia é composta por: consumo das famílias, investimento, exportações líquidas (exportações menos importações) e pelos gastos do governo.

LEIA TAMBÉM:   Quando me limpo sai rosado?

Quais são os instrumentos da política fiscal restritiva?

Política Fiscal restritiva As medidas seriam: Diminuição dos gastos públicos; • Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos; • Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.

É o instrumento que o governo utiliza para alcançar o equilíbrio entre a arrecadação de impostos?

A política fiscal trata da busca de equilíbrio entre receitas e despesas públicas. Ou seja, é uma política econômica que busca um balanço entre as arrecadações do Estado e os gastos públicos.

Quais são os tipos de política econômica?

As 3 principais políticas econômicas no Brasil: fiscal, monetária e cambial.

Quais são as três funções da política fiscal?

A política fiscal possui três funções: alocação, distribuição e a estabilização econômica. A estabilização econômica mitiga os ciclos econômicos, em particular, as crises e modera os níveis de endividamento que podem criar fragilidades econômicas para o país.

Quais são os elementos que alteram afetam a política fiscal?

Gastos públicos maiores; Incentivo das exportações; Redução das cargas tributárias; Aumento de tarifas e barreiras para importação.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um assessor de esporte?

Qual a importância da política econômica para um país?

O principal objetivo de uma política econômica é alcançar as metas relacionadas à situação econômica de um país. Existe uma infinidade de metas a serem alcançadas e, consequentemente, existem diversas possibilidades para chegar ao objetivo final.

Qual a importância da política monetária para a economia?

A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.