Quais sao os principais criterios para considerar um residuo perigoso?

Quais são os principais critérios para considerar um resíduo perigoso?

Os resíduos perigosos são aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com a Política Nacional de Resíduos …

Quais são as classificações dos resíduos?

Classificação dos Resíduos: a) resíduos classe I – Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

O que é um resíduo não perigoso?

Classe de risco – Resíduos Não Perigosos Os resíduos não perigosos são os que não apresentam periculosidade, isto é riscos a saúde e ao meio ambiente. Esses se enquadram na classe II, podendo ser classificados como IIA ou IIB dependendo de suas características.

LEIA TAMBÉM:   Como consultar minha restituicao de Imposto de Renda 2020?

Quais são os resíduos perigosos?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Qual a periculosidade de um resíduo?

A periculosidade de um resíduo é manifestada pela expressão de uma das 5 propriedades, que são corrosividade, inflamabilidade, reatividade, toxicidade e infectividade. No primeiro caso, refere-se à capacidade do resíduo ser altamente ácido ou alcalino. Inflamabilidade refere-se à capacidade de gerar fogo e reatividade para gerar reações perigosas.

Qual o impacto dos resíduos perigosos no meio ambiente?

Se os resíduos perigosos são liberados no meio ambiente, eles constituem um poluente e um risco potencial. Dependendo da natureza dos resíduos perigosos, das vias de contaminação e do tipo de ambiente contaminado, o nível de seu impacto negativo pode ser determinado.

Qual o problema com os resíduos?

Nas últimas décadas, o aumento da população e seus hábitos de consumo resultaram na elevação da produção industrial e, por consequência, na maior geração de resíduos. O problema é quando descartados sem nenhum tratamento podem afetar o meio ambiente – o solo, a água e/ou o ar – e a saúde humana.