Quais sao os outros tipos de hipoteca?

Quais são os outros tipos de hipoteca?

A hipoteca judicial e a legal são os outros tipos de hipoteca. A hipoteca voluntária é aquela que resulta de um acordo entre a instituição bancária e a pessoa que faz o crédito hipotecário. A hipoteca judicial tem lugar quando o credor optar por avançar para os tribunais com uma ação contra o devedor e ganha o caso.

Como é utilizado o crédito hipotecário?

Em suma, o crédito hipotecário serve para que as instituições bancárias tenham uma garantia mais sólida e aprovem um crédito com mais facilidade e com condições mais vantajosas para o cliente. De uma forma geral, este tipo de créditos é vulgarmente utilizado nos créditos à habitação.

Qual a garantia do crédito hipotecado?

Assim, o bem hipotecado pertence à própria pessoa. O Manuel adquire um apartamento com um crédito hipotecário e em vez de usar o seu apartamento novo como garantia é usada a casa dos pais como garantia do crédito.

Como funciona o registo da hipoteca?

De facto, os bens imóveis e equiparados não podem ser facilmente ocultados ou sonegados, como acontece com a generalidade dos bens móveis. Além disso, em virtude do registo da hipoteca, não se levantam quaisquer dificuldades à execução dos bens onerados, mesmo que sejam depois transmitidos para o património de terceiro.

Qual é a garantia da hipoteca?

Uma das garantias habituais é a hipoteca, que confere ao credor “o direito de ser pago pelo valor de certas coisas imóveis ou equiparadas, pertencentes ao devedor …” (artº 686º, nº 1, do Código Civil). Assim, a leitora celebrará com o banco um contrato de mútuo com hipoteca, em que dará ao banco, de garantia, a casa que lhe pertence.

Será que a instituição bancária pode recusar a hipoteca?

A instituição bancária que empresta dinheiro a uma pessoa poderá recusar-lhe o empréstimo se esta se recusar a constituir a hipoteca, mas, para comprar a casa, não a pode obrigar a hipotecá-la. Porque se trata de um acordo, aliás de um contrato, como tal celebrado voluntariamente pelos contraentes, chama-se voluntária esta hipoteca.