Quais sao os objetos da pulsao?

Quais são os objetos da pulsão?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

O que significa objeto na psicanálise?

Na psicanálise, um objeto é uma representação mental de um objeto externo. Assim, não se fala em investimento de energia psíquica ou catexia em relação a objetos externos, mas sim em relação a suas representações na mente do indivíduo.

O que é uma relação objetal?

Em termos psicanalíticos, as relações objetais referem-se às relações emocionais entre sujeito e objeto amado que, através de um processo de identificação comum, contribuem para o desenvolvimento do ego.

O que é escolha objetal psicanálise?

LEIA TAMBÉM:   O que e Pensacola?

Processo, descrito inicialmente por Freud, através do qual uma pessoa elege a uma outra pessoa como alguém psicologicamente significativo. É um processo consciente, mas intensamente influenciado por conteúdos mentais inconscientes.

O que é objeto primário?

O objeto primário executa duas funções principais: a) função de cobertura das necessidades do bebê que permite o início de uma existência subjetiva, a partir da experiência princeps do encontra- do-criado, fonte primária de criatividade e transformação elaborativa das excitações pulsionais; b) função de facilitação da …

O que significa pulsão e quais os destinos da pulsão estabelecidos por Sigmund Freud?

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito “situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo – dentro do organismo – e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o …

O que é o objeto para Lacan?

O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.

O que é o objeto perdido?

LEIA TAMBÉM:   O que e higiene dos ambientes?

O objeto ausente pode ser substituído por outro objeto externo ou por um objeto parcial, a partir do próprio objeto externo (o seio) como algo do próprio corpo (dedo). O objeto pode ser incorporado, pode ser introjetado como processo psíquico, pode ser objeto de identificação e pode ser internalizado.

O que é a posição esquizo paranoide?

A posição paranóide-esquizóide é caracterizada por dissociação, idealização, negação, identificação projetiva, relações de objeto parciais e uma preocupação básica ou ansiedade persecutórias sobre a sobrevivência do self. Os medos persecutórios são impulsos oral-sádicos e anal-sádicos projetados.

O que é identificação narcísica?

A identificação narcisista é a forma de identificação após o abandono ou a perda de um objeto. Essa experiência de perda começa na juventude. Um exemplo: vestir as roupas ou joias de um ente querido falecido.

O que é relação anaclítica?

É uma relação marcada pela onipotência, onde as limitações, enganos e erros são vividos como ofensa pessoal. Na escolha de objeto anaclítica, a pulsão sexual está apoiada na pulsão de auto-conservação.

Quais são os teóricos das relações Objetais?

Os pioneiros, nas décadas de 1940 e 1950 da teoria da relação de objetos foram os psicólogos britânicos Ronald Fairbairn, Donald Woods Winnicott, Harry Guntrip, e outros.

Quais são as teorias de Melanie Klein?

A teoria kleiniana fundamenta-se a partir da infância mais primitiva, das fantasias inconscientes, que se fazem presentes logo após o nascimento do bebê e do seu primeiro contato com o mundo externo, bem como na teoria do caráter inato no qual desenvolve-se a personalidade através das pulsões de vida e de morte, em …

LEIA TAMBÉM:   Quando casa fica emancipado?

Qual é a definição da teoria?

Uma teoria é definida como um conjunto de sentenças que são consistentes; em geral é também exigido que o conjunto seja fechado para consequencia lógica. Nesta definição, uma teoria é um conjunto consistente maximal de sentenças.

Qual a definição da teoria de modelos?

Nesta definição, uma teoria é um conjunto consistente maximal de sentenças. Completude em Teoria de Modelos é definida como a propriedade de que toda sentença numa linguagem pode ser provada ou refutada (ou seja, dado uma sentença, é sempre possível provrar que ela é verdadeira ou falsa).

Por que a teoria de modelos está preocupada?

Teoria de Modelos então está preocupada com o que pode ser provado em determinados sistemas matemáticos, e como estes sistemas se relacionam uns com os outros. Em particular, se quer saber o que acontece quando tentamos estender algum sistema pela adição de novos axiomas ou novas construções de linguagem.

Quais são as relações objetais com a criança?

Assim, as relações objetais seriam as ligações que a criança estabelece com as figuras parentais e a forma como estas delineiam a atividade da criança. Para Klein, ao longo do desenvolvimento, a mesma figura parental tem aspetos positivos e negativos que a criança terá de introjectar.