Quais sao os juros sobre capital proprio?

Quais são os juros sobre capital próprio?

Juros sobre Capital Próprio (JCP) são o tipo de notícia que o acionista/investidor gosta de receber. Trata-se de uma forma pela qual a empresa remunera seus sócios, em alternativa aos tradicionais dividendos.

Como pagar imposto de renda sobre ganho de capital?

As pessoas físicas que tiverem ganho de capital devem, regra geral, apurar e pagar imposto de renda sobre eles. Através deste serviço você poderá emitir o DARF para pagar o imposto de renda sobre o ganho de capital, além de manter o registro dos rendimentos utilizados no cálculo.

Como é pago o ganho de capital?

O ganho de capital é apurado pelas pessoas físicas como alienação à vista, no entanto, o imposto de renda deve ser pago de acordo com o recebimento das parcelas, até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento.

Quanto Custa o ganho de capital?

R$ 15.000,00 correspondente aos juros, que ficarão sujeitos ao carnê-leão, quando recebida de pessoas físicas, e à tributação na fonte, quando recebida de pessoas jurídicas, bem como ao ajuste anual. Veja outros detalhes sobre ganho de capital acessando o tópico Ganho de Capital Apurado por Pessoa Física, no Guia Tributário Online.

Também chamados de JCP, eles são semelhantes aos dividendos, mas contam com uma diferença contábil e fiscal que beneficia as empresas e os acionistas. Neste artigo, você vai entender o que são os juros sobre capital próprio e quando eles são pagos pelas empresas.

Qual o tratamento para o recebimento de juros sobre capital próprio?

A pessoa física que for beneficiada por recebimento de Juros sobre Capital Próprio deve lançar este rendimento na sua declaração de Pessoa Física, mesmo tendo este rendimento tributado no ato do recebimento. O correto tratamento na declaração da pessoa física será em fichas de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Quais são os impostos sobre capital próprio?

Os impostos pagos nos juros sobre capital próprio são retidos na fonte, na faixa de 15\%. Já os dividendos, embora não sejam tributados aos acionistas, são descontados do lucro líquido, pelo qual a empresa é tributada em aproximadamente 25\%.

Qual o valor do rendimento para pessoa física e jurídica?

O pagamento deste rendimento para pessoa física, jurídica, sócio, acionista ou titular de empresa individual, residente ou domiciliado no país é sujeito a retenção na fonte em 15\% sobre o valor dos juros pagos. A retenção será recolhida pela fonte pagadora em DARF com código 5706 – JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (Art. 668 RIR/99).