Quais sao os impostos sobre o patrimônio em Portugal?

Quais são os impostos sobre o patrimônio em Portugal?

São, igualmente, três os impostos sobre o patrimônio em Portugal: o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e o IS (Imposto de Selo). O IMI é similar ao IPTU existente no Brasil, sendo um imposto em Portugal de competência dos municípios, incidindo sobre prédios e construções.

Qual a função dos impostos?

Os impostos têm como função arrecadar dinheiro para o Estado, estados e municípios com o objetivo de custeio da administração publica, investimentos em infraestrutura, além de fornecer serviços essenciais ao cidadão. A União não fica responsável por toda arrecadação dos impostos.

Qual o imposto sobre a propriedade urbana?

IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Arrecadação feita diretamente pela prefeitura do município em que se encontra a propriedade, o IPTU é o imposto cobrado todo o ano sobre a propriedade urbana.

Quais são os tipos de impostos em Portugal?

Vamos ver a seguir os tipos de impostos em Portugal e como são cobrados, para que você entenda com clareza como ocorre a tributação nesse país. Os impostos em Portugal incidem nas seguintes áreas: renda, patrimônio, automóveis, consumo e despesas. Podemos fazer um resumo da seguinte maneira:

Qual é o imposto de bens?

É um imposto que se aplica a todos os atos, contratos, documentos, títulos, papéis e outros factos ou situações jurídicas, incluindo as transmissões gratuitas de bens.

Quando deve ser pago o imposto sobre imóveis urbanos?

No caso de imóveis urbanos (habitacionais, comerciais, industriais ou para serviços, e outros), resulta da aplicação ao valor patrimonial tributário de uma taxa variável entre 0,3\% e 0,5\%, a fixar anualmente pelos municípios. Quando deve ser pago este imposto? Anualmente, em relação ao ano anterior, nos seguintes prazos: