Quais sao os impactos e funcões da lutas sociais para a classe trabalhadora?

Quais são os impactos e funções da lutas sociais para a classe trabalhadora?

A luta dos trabalhadores empreendeu à história um novo sentido. Entre as principais reivindicações estavam os baixos salários fornecidos, a longa carga horária de serviço, a falta de leis trabalhistas que assegurassem férias, aposentadoria e entre outros benefícios (ANDRADE, 2007).

O que caracteriza a classe trabalhadora?

Classe trabalhadora é um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, definida por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista de 1848. O conceito de classe trabalhadora abrange não só o proletariado, mas todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.

Qual o problema que atinge a classe trabalhadora na conjuntura atual?

Eles avaliam a situação atual da classe trabalhadora num cenário de grandes dificuldades agravadas pela pandemia. Queda na renda, desemprego em massa, informalidade e a chamada “uberização” são alguns dos temas.

LEIA TAMBÉM:   Onde podemos encontrar o coelho?

Qual a relação entre o serviço social e a classe trabalhadora?

Os assistentes sociais se reconhecem como trabalhadores, em sua condição de assalariamento, inscritos na divisão sociotécnica do trabalho. Nos anos 1980, definem a direção social da profissão voltada e articulada aos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

O que os operários reivindicavam?

Durante a greve geral de 1917, os operários lutavam por melhores salários, jornada de trabalho de oito horas, direito a férias, fim do trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para as mulheres, aposentadoria e assistência médica. A Legislação trabalhista somente foi implantada no Brasil no ano de 1943.

Qual a situação do trabalho na sociedade atual?

A queda da população ocupada, de 10,7\%, foi, portanto, responsável por apenas 1/3 da redução total do fator trabalho na economia, enquanto os outros 2/3 foram resultado da jornada média, que recuou cerca de 18,9\% no segundo trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo trimestre do ano anterior.

Qual seria o lugar do Serviço Social na relação Capital-trabalho?

O Serviço Social é, então, demandado enquanto partícipe do conjunto de profissões justificadas pelas necessidades de controle da força de trabalho e de legitimação da ordem societária burguesa, bem como das instituições e do próprio Estado, como mediadores das classes e projetos em disputa na sociedade.

LEIA TAMBÉM:   O que sao fornecedores diretos e indiretos?

Qual a relação entre a génese do Serviço Social e o modo de produção capitalista?

De acordo com Martinelli (2005) a origem do Serviço Social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão sub- jacentes – alienação, contradição, antagonismo – na medida em que a profissão foi engendrada e desenvolvida nesse teia de relações contraditórias.