Quais sao os grupos de cobras venenosas?

Quais são os grupos de cobras venenosas?

Na Amazônia brasileira, existem dois grupos de cobras peçonhentas que são consideradas de interesse médico, mas que trazem algum risco para os seres humanos: os viperídeos, cobras da família Viperidae, que são a Jararaca, a Surucucu e a Cascavel; e os elapídeos, cobras da família Elapidae, e são as cobras-corais …

Qual é a família da cobra?

As cobras venenosas são classificadas em quatro famílias taxonómicas: Elapidae – najas, mambas, cobras-coral, cobra-real, etc. Viperidae – cascavel, jararaca, surucucu, víbora-cornuda, víbora-de-seoane, etc. Colubridae – cobra-rateira, nem todas venenosas.

Quantos tipos de cobras venenosas tem no Brasil?

No mundo existem por volta de 2.930 espécies de cobras ou serpentes. O Brasil abriga 321 delas – aproximadamente 10\% do total –, das quais apenas 36 são peçonhentas. As serpentes peçonhentas brasileiras são divididas em duas famílias: Viperidae e Elapidae.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi o impacto da 2 guerra mundial nos direitos humanos?

Quais os tipos de cobras venenosas no Brasil?

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.

Quais as características de cobra venenosa?

Normalmente, as cobras venenosas possuem uma cabeça em formato triangular e achatada, notavelmente mais larga do que o pescoço. Os olhos contam com pupilas em forma de fenda, semelhante à dos gatos; os dentes na parte da frente da boca são mais alongados; e a cauda se afina bruscamente em relação à espessura do corpo.

Quais os tipos de cobras que existem no Brasil?

As serpentes de maior importância no Brasil estão representadas pelos gêneros: Bothrops, que são as Jararacas; Crotalus, que são as Cascavéis; Lachesis, as Surucucus; e Micrurus, as Corais.