Quais sao os filosofos pre-socraticos E o que eles defendiam?

Quais são os filósofos pré-socráticos E o que eles defendiam?

Os pré-socráticos eram estudiosos da physis (a natureza), aquilo que é natural, que ia em contraposição ao sobrenaturalismo vigente. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

Quais foram os primeiros filósofos da história?

Conheça os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural

  • Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.)
  • Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.)
  • Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)
  • Parmênides de Eleia (cerca de 515-445 a.C.)

Qual a Teoria da filosofia?

A filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: mente (pensar), matéria, razão (lógica), demonstração e verdade. Didaticamente, a filosofia divide-se em: Epistemologia ou teoria do conhecimento: e o estudo do conhecimento em si.

LEIA TAMBÉM:   O que significa o termo lugar para Geografia?

Quem são os Pré-socráticos E o principal objetivo de sua filosofia?

O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.

Quais são as características dos primeiros filósofos?

Os primeiros filósofos ficaram conhecidos como físicos, justamente por estudarem a physis, mas essa não foi uma busca coletiva. Cada pensador procurou isoladamente essa substância. Tudo que é vivo depende da água para existir. Para ele o ar dava origem a todas as coisas.

Qual foi a novidade apontada por Sócrates em relação aos primeiros filósofos?

O método socrático conferiu ao filósofo o êxito de sua missão: levar a sua sabedoria ao povo ateniense. Ele foi um dos primeiros a tornar a questão pela essência das coisas assunto filosófico e, lutando contra o relativismo sofístico, falou da necessidade de se defrontar, não com as opiniões, mas com a verdade.

O que é o conhecimento da Filosofia?

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.