Quais sao os fatores que determinam a escolha da via?

Quais são os fatores que determinam a escolha da via?

A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via …

Quais são as vias de administração?

Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

LEIA TAMBÉM:   Quem faz bolo pode ser MEI?

Como administrar medicamentos por via parenteral?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço.

O que leva a escolha da forma farmacêutica?

Escolha da forma farmacêutica da natureza físico-química do fármaco; do mecanismo de ação; do local de ação do medicamento; da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.

Quais são as vias de administração de um fármaco?

pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.

  • As principais vias de absorção de fármacos.
  • Via oral.
  • Via sublingual.
  • Via retal.
  • Via respiratória.
  • Vias tópica e transdérmica.
  • Vias ocular, nasal e auricular.
  • Via epidural.

Qual a diferença entre as vias de administração?

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

LEIA TAMBÉM:   Quem pode administrar meu dinheiro?

Quais são as vias não parenterais?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Como administrar medicação via oral?

Orientar o paciente para elevar a língua; administrar o medicamento sob a língua do paciente, não oferecendo líquidos que auxiliem na deglutição. Observar e certificar-se de que o paciente não deglutiu o medicamento. Deixar o paciente confortável. Desprezar o material e manter a unidade em ordem.

Quais são os fatores que devemos considerar na escolha da via de administração de um farmaco?

A escolha da via apropriada em determinada situação depende tanto da droga quanto de fatores relacionados ao paciente. O método de administração dos medicamentos depende da rapidez com que se deseja a ação da droga, da natureza e quantidade da droga a ser administrada e das condições do paciente.

Quais são as formas de administração por via oral?

LEIA TAMBÉM:   O que estresse causa no estômago?

Formas farmacêuticas de administração por via oral. E ormas de apresentação sólidas. As mais comuns são os comprimidos, igualmente denominados pastilhas, proporcionados pela compressão de princípios activos e excipientes em pó, de modo a adoptarem uma forma sólida e serem facilmente engolidos e separados ao chegarem ao tubo digestivo.

Como devem ser tomados medicamentos por via oral?

Topo Os medicamentos administrados por via oral devem ser introduzidos na boca e engolidos, para que possam passar para o tubo digestivo. Como estes medicamentos devem ser tomados numa posição vertical, caso o paciente esteja deitado deve-se sentar ou, no mínimo, manter-se direito durante alguns momentos.

Quais são as formas líquidas de administração oral?

As formas líquidas de administração oral, como as soluções, essências e xaropes, têm de ser utilizadas de acordo com as instruções da bula presente na embalagem. Para além disso, muitos destes produtos têm de ser bem agitados antes de serem administrados, de modo a assegurar-se uma mistura homogénea dos seus componentes.

Quais os medicamentos compatíveis com a via endovenosa?

Exemplos de medicamentos compatíveis com a via endovenosa são antibióticos e aminas vasoativas (adrenalina, dobutamina etc.).