Quais sao os estressores horizontais?

Quais são os estressores horizontais?

Os estressores horizontais são as passagens de um a outro ciclo de vida, chamados eventos predizíveis que pode sofrer a interferência de eventos impredizíveis como morte prematura, doenças crônicas, acidentes, etc.

O que são padrões transacionais?

Os padrões transacionais exercem a função de regular o comportamento dos membros da família e são mantidos por dois sistemas de repressão. O primeiro deles envolve as regras universais que regulam a organização familiar, tais como a hierarquia, a ser discutida a seguir.

O que significa Transgeracionalidade familiar?

A transgeracionalidade consiste nos processos transmitidos de uma geração a outra, mantendose presentes ao longo da história familiar. Assim, diz respeito a padrões relacionais que se repetem, ainda que as pessoas envolvidas não percebam (Falcke & Wagner, 2005).

O que é a Transgeracionalidade?

O estudo da Transgeracionalidade ou da transmissão psíquica entre gerações, demonstra a importância do legado que é herdado dos antepassados e que constitui a riqueza dos costumes e tradições.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa o aluguel de um carro na Italia?

O que são estressores horizontais e verticais?

Para as autoras, a família pode estar exposta a estressores “verticais” (também chamados transgeracionais) ou “horizontais” (desenvolvimentais). Os estressores verticais incluem padrões, mitos, tabus, expectativas, segredos e legados transmitidos de geração a geração.

O que são estressores verticais e horizontais?

Os estressores verticais são os “padrões de relacionamento e funcionamento que são transmitidos para as gerações seguintes de uma família. Na dinâmica familiar de Jussara e Humberto, podemos destacar dois eventos como estressores horizontais: o uso de drogas por parte da filha e a morte de um membro da família.

O que são famílias emaranhadas?

As famílias que possuem fronteiras difusas podem ser chamadas de famílias emaranhadas1,33 ou famílias aglutinadas7. Essas famílias possuem uma indiferenciaçao entre os subsistemas, e a distância entre seus membros é quase inexistente.

Porque a família é um sistema?

A família é um sistema, à semelhança de um organismo vivo e por isso deve ser analisada como um todo onde cada membro é o que é por si mesmo e pelas relações que estabelece com os outros. Os membros procuram definir para si e para os outros membros da família significados, o poder, a formação e distribuição de afetos.

LEIA TAMBÉM:   Como faco para pular de paraquedas?

O que é violência transgeracional?

(2009), envolve a violência cometida por pessoas próximas ou íntimas e que convivem no mesmo ambiente doméstico, podendo ocorrer entre parceiros, pais e filhos, entre outros. Esta agressão possui três formas principais de manifestação, que são: a física, a psicológica e a sexual.

Qual o foco da terapia sistêmica?

A Terapia Relacional Sistêmica voltada para o indivíduo objetiva desenvolver a autossuficiência do indivíduo. O paciente é estimulado a analisar as situações desagradáveis em sua vida para identificar a sua possível contribuição em cada uma.

Quanto a Transgeracionalidade Pode-se dizer que?

Transgeracionalidade: definindo o conceito O termo transgeracionalidade diz respeito aos diferentes padrões que tendem a ser transmitidos de pais para filhos, e podem ser percebidos na maioria das relações estabelecidas durante o ciclo vital (Wagner, 2005).

Qual a diferença entre intergeracional e transgeracional?

A transmissão geracional tem duas modalidades – a intergeracional, transmitida pela geração mais próxima, pelos pais, na qual o material pode ser transformado e metabolizado, ou ainda comprometido e transmitido à próxima geração; e a transgeracional, em que o material psíquico da herança genealógica é inconsciente e …