Índice
- 1 Quais são os estágios do desenvolvimento moral segundo Piaget?
- 2 Como se dá o desenvolvimento da moral?
- 3 Quais são os 3 níveis de desenvolvimento para Kohlberg?
- 4 Quais os estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg e Piaget e suas respectivas características?
- 5 Como Kohlberg e Piaget explicam o desenvolvimento moral?
- 6 Como ocorre o desenvolvimento moral na adolescência?
- 7 O que diz a teoria de Kohlberg?
- 8 Qual a contribuição de Lawrence Kohlberg?
Quais são os estágios do desenvolvimento moral segundo Piaget?
Nesse norte para Piaget, (1977) a evolução do desenvolvimento moral apresenta-se bem definida em três etapas, ou seja: anomia, heteronomia e autonomia.
Como se dá o desenvolvimento da moral?
O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.
O que significa Pré-convencional?
O nível pré-convencional consiste apenas do primeiro e segundo estágios de desenvolvimento moral, e está preocupado apenas com o próprio ser de uma maneira egocêntrica. Nesse estágio, a moralidade para a criança consiste em observar literalmente as regras, obedecer à autoridade e evitar o castigo.
Quais são os 3 níveis de desenvolvimento para Kohlberg?
A Teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg
- Nível 1 (Pré-Convencional) O NÍVEL 1 é o “Pré-Convencional” (de 2 a 6 anos, aproximadamente) e o 1º estágio é “Obediência e Punição”.
- Nível 2 (Convencional)
- Nível 3 (Pós-Convencional)
- Referências.
Quais os estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg e Piaget e suas respectivas características?
Para KOHLBERG existem seis estágios no desenvolvimento moral, dividido em três níveis. Lembremos que Piaget estudou somente a vida moral até a adolescência e Kohlberg até o desabrochar pleno da maturidade e da vida moral. Kohlberg não dá muita importância ao comportamento moral externo.
Como ocorre o desenvolvimento da moralidade cite as etapas de Piaget e qual a fase na qual ela se define?
Para Piaget, o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heteronomia, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia.
Como Kohlberg e Piaget explicam o desenvolvimento moral?
Para Piaget o desenvolvimento da moralidade se dá principalmente através da atividade de cooperação, do contato com iguais, da relação com companheiros e do desenvolvimento da inteligência. Para KOHLBERG existem seis estágios no desenvolvimento moral, dividido em três níveis.
Como ocorre o desenvolvimento moral na adolescência?
O adolescente aspira à perfeição moral e expressa um grande altruísmo o que frequentemente origina revoltas por descobrir que a sociedade não se coaduna com os valores que defende. O adolescente confronta os seus próprios valores com os valores do “mundo adulto”, na tentativa de alcançar a tão desejada autonomia.
O que é nível pós-convencional?
Nível C – Raciocínio pós-convencional: A moralidade é completamente internalizada e não é baseada nos padrões dos outros. Vivem de acordo com seus próprios princípios abstratos sobre o certo e o errado – princípios que tipicamente incluem direitos humanos básicos.
O que diz a teoria de Kohlberg?
Kohlberg (1992) afirma que a teoria dos estágios é um dos pontos centrais da postura cognitivo-evolutiva e, da mesma forma que o desenvolvimento cognitivo, o moral também ocorre por meio da evolução de estágios.
Qual a contribuição de Lawrence Kohlberg?
Em torno do trabalho de Lawrence Kohlberg, observa-se que o autor trata dos aspectos da essência da moralidade humana e seu desenvolvimento percolando assuntos como o contrastar da teoria cognitivo-evolutiva com as teorias de socialização e o desenvolvimento moral como socialização (teoria da aprendizagem social e …
Quem foi Kohlberg E o que ele fez para a educação?
Blatt e Kohlberg (1975) desenvolveram uma técnica de educação moral que basicamente consistia em formar um grupo de dez a doze pessoas em diferentes estágios de desenvolvimento moral para discutir dilemas (pequenas histórias hipotéticas sobre problemas sociais).