Quais sao os custos de mao de obra direta?

Quais são os custos de mão de obra direta?

Mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada aos gastos com o pessoal envolvido de modo direto com a produção de determinado bem ou serviço. Quer dizer, o custo da mão de obra direta diz respeito aos valores destinados ao pagamento dos profissionais que são responsáveis pelo que a empresa faz.

O que é o Orçamento de mão de obra direta?

1 Orçamento de Mão de obra direta é o planejamento e o controle de Mão de obra direta necessária a produção, ou seja, a Mão de obra envolvida diretamente na produção.

Pode ser classificado como exemplo de mão de obra indireta?

Exemplos de Mão de obra Indireta: Supervisor, encarregado de setor, manutenção, ajudante etc.

Qual é o custo de mão de obra direta?

LEIA TAMBÉM:   O que marca o equinocio da primavera?

Enquanto a folha de pagamento é um gasto fixo, o custo de mão de obra direta não, uma vez que é custo fixo apenas o que se gasta para pagar o tempo realmente utilizado no processo de produção. Assim, os momentos de ociosidade não integram os custos com mão de obra, mesmo que os operários parem de trabalhar por falta de energia.

Qual é o custo de mão de obra?

Custo de mão de obra é todo o valor destinado ao pagamento da força de trabalho de uma empresa. Nessa conta estão incluídos os gastos com benefícios e encargos sociais e trabalhistas, bem como a própria remuneração paga aos colaboradores. Além dos custos, existem também as despesas relacionadas a essa mão de obra, que pode ser direta ou indireta.

Como identificar a mão de obra direta?

O primeiro passo é identificar a mão de obra direta, com a unidade do serviço ou do produto a ser vendido e não deve ser confundida com aqueles que trabalham em atividades de venda e administrativas. No Brasil, em função da legislação trabalhista, não há possibilidade de se contratar por hora ou por produção.

LEIA TAMBÉM:   O que e falta de percepcao de profundidade?

Quem é a mão de obra indireta?

No caso da direta, ela pode ser identificada com o produto fabricado, com o lote de itens, método fabril ou centro de custos. Já a mão de obra indireta está associada aos operários cuja função não está diretamente relacionada ao produto, mesmo que eles sejam fundamentais à atividade de produzir.