Quais sao os criterios eticos para a quebra de confidencialidade?

Quais são os critérios éticos para a quebra de confidencialidade?

eticamente a quebra de confidencialidade, essa ruptura somente pode ser admitida considerando-se quatro condições gerais: a) quando houver alta probabilidade de acontecer sério dano físico a uma pessoa identificável e específica, estando, portanto, justificada pelo princípio da não-maleficência; b) quando um benefício …

O que é confidencialidade do paciente?

O sigilo profissional, chamado também de confidencialidade, é uma obrigação ética do médico e garantia do paciente de que as informações fornecidas no momento do atendimento de saúde sejam mantidas em sigilo, independentemente do teor, da área de atuação do profissional e da condição do paciente, incluindo informações …

Como manter a privacidade do paciente?

Adotar estratégias como, por exemplo: o uso de biombos, cobrir partes do corpo (que não precisam ficar expostas durante um pro- cedimento) e solicitar que familiares/visitas retirem-se do quarto/ enfermaria ao realizar um cuidado, caracterizam uma tentativa de proteção e um gesto humanitário de respeito.

LEIA TAMBÉM:   Por que as Cruzadas tiveram como resultado o desenvolvimento do comercio?

Qual o conceito de confidencialidade?

O conceito de confidencialidade se refere à proteção de informações que não devem ser acessadas por indivíduos não autorizados. Isso significa dizer que, literalmente, determinadas informações são confidenciais e só dispõe de seu acesso aqueles que possuem autorização para tal.

Qual a confidencialidade do atendimento de saúde?

O sigilo profissional, chamado também de confidencialidade, é uma obrigação ética do médico e garantia do paciente de que as informações fornecidas no momento do atendimento de saúde sejam mantidas em sigilo, independentemente do teor, da área de atuação do profissional e da condição do paciente, incluindo informações obtidas de menores de idade.

Como garantir a confidencialidade de TI?

Para garanti-la é preciso contar com três pontos: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Isso porque esses três termos — confidencialidade, integridade e disponibilidade — são fundamentais em qualquer política interna de TI, uma vez que garantem que seus processos internos funcionem adequadamente.

Qual a confidencialidade dos profissionais de saúde?

Já a confidencialidade se deve a responsabilidade e ao dever dos profissionais de saúde em resguardar as informações de seus pacientes em todos os ambientes do cuidado (SANTOS et al.,2011). O vínculo produzido pela comunicação eficaz entre usuários e profissionais é um dos eixos que norteia a Bioética.

Quando quebrar o sigilo psicológico?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Como funciona o acordo de confidencialidade?

O acordo de confidencialidade, também chamado de NDA (do inglês “Non Disclosure Agreement”) se trata de um documento com valor jurídico que pode ser utilizado por duas ou mais partes quando elas pretendem manter informações em sigilo, evitando problemas como a espionagem industrial e o vazamento de dados corporativos.

Por que é tão importante preservar a privacidade e confiabilidade da pessoa idosa?

As violações da confidencialidade, então, têm potencial para consequências duplamente negativas: tanto para o paciente, ao tornar públicas as informações anteriormente privadas; e prejuízos à sua confiança na relação, crucial para o diagnóstico e tratamento da doença.

Porque a confidencialidade é uma atitude ética?

A confidencialidade se origina, portanto, de um conceito aristotélico de virtude, pois “é a escolha de um meio adequado para atingir um fim aceitável e racional” (13).

LEIA TAMBÉM:   Quanto e o gas de cozinha na Europa?

O que vc entende por sigilo profissional em quais situações ele pode ser rompido dê exemplos?

Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais.

O que diz o Código de Ética sobre sigilo e quebra de sigilo?

O artigo 25 do Código de Ética e Disciplina da OAB dispõe os casos em que a lei admite a quebra do sigilo profissional. O sigilo profissional e sua inviolabilidade são as garantias que o profissional pode exercer suas funções com total liberdade de expressão.