Quais sao os crimes que admitem a forma culposa?

Quais são os crimes que admitem a forma culposa?

(Fundação Carlos Chagas) Admitem a forma culposa os seguintes crimes no Código Penal: (A) homicídio, lesão corporal, dano, receptação e incêndio. (B) receptação, incêndio, explosão, perigo de inundação e desabamento. (C) difusão de doença ou praga, apropriação indébita, lesão corporal e perigo de desastre ferroviário.

O que é crimes principais e crimes acessórios?

Os crimes principais são aqueles que não dependem de qualquer outra infração penal para que se configurem. Já os crimes acessórios são aqueles que pressupõem a ocorrência de um delito anterior. Exemplos: Crimes principais – homicídio (art.

Como saber se o crime admite a forma culposa?

A definição de crime culposo está prevista no artigo 18, inciso II do Código Penal, que considera a conduta como culposa quando o agente deu causa ao resultado por imprudência (agiu de forma precipitada, sem cuidado ou cautela), negligência (descuido ou desatenção, deixando de observar precaução normalmente adotada na …

O que é receptação culposa?

O crime de receptação, em breve resumo, pode ser entendido com o ato de receber algo que seja produto de crime. No caso da receptação culposa, definida no § 3º do artigo 180 do Codigo Penal, trata-se da falta de cuidado quanto à origem da coisa, que possivelmente tenha origem criminosa, mas a pessoa preferiu ignorar.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre fretes e carretos?

Quais são os crimes em espécie?

Crimes contra a pessoa

  • Homicídio. Classificado no artigo 121 do CP.
  • Lesão corporal
  • Furto.
  • Roubo.
  • Extorsões.
  • Estelionato.
  • Peculato.
  • Corrupção passiva.

Quando o agente realizar um crime percorrerá?

Normalmente, quando uma pessoa deseja cometer um delito, necessariamente há uma sucessão de atos e fatos até a consumação do crime. O direito penal chama esse percurso de ‘iter criminis’, ou seja, o caminho do crime. Nem todo crime percorre o iter criminis completo, podendo haver punição antes da consumação.