Quais sao os componentes basicos de um programa de biosseguridade?

Quais são os componentes básicos de um programa de biosseguridade?

Localização do Sistema de Produção densidade animal da área (deve ser a menor possível); tipo de produção (cria/recria/produção juntos ou cada uma das fases separadas; incubatório; e granja de engorda de frangos); clima (variações de temperatura durante as estações do ano):

Quais as principais medidas de profilaxia que devem fazer parte de um programa de manejo sanitário animal?

Por sua vez, quando se pretende manter os animais aptos a resistir à ação dos patógenos, são utilizadas as medidas de profilaxia médica (vacinação, vermifugação e banho carrapaticida).

LEIA TAMBÉM:   Quais os aminoacidos que contem enxofre?

Quais os cuidados necessários do ponto de vista sanitário para melhorar os índices reprodutivos do rebanho?

Para o produtor melhorar os índices do rebanho, o veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, da Embrapa Pecuária Sudeste, recomenda a adoção de boas práticas de manejo focadas em bem-estar, alimentação balanceada e sanidade animal. Para ele, a reprodução só ocorre quando todas as necessidades forem satisfeitas.

O que é biossegurança avicultura?

Refere-se ao conjunto de normas e procedimentos destinados a evitar a entrada de agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) no rebanho, bem como controlar sua disseminação entre os diferentes setores ou grupos de animais dentro do sistema de produção.

Quais são as principais medidas de biosseguridade utilizadas na avicultura comercial?

Já o GMP é a metodologia utilizada na descrição de procedimentos e práticas que visam prevenir a introdução de patógenos que possam afetar a saúde das aves e/ou causar problemas de saúde pública. Ambas metodologias, HACCP e GMP, aplicadas à produção de frangos, estão muito bem descritas por Grando et al.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o caca mais letal do mundo?

Quais medidas de manejo sanitário O técnico em Zootecnia poderá utilizar para reduzir a contaminação?

O uso de vermífugos com poder residual maior, como as avermectinas, pode facilitar este controle estratégico, exigindo apenas duas “vermifugações”, sendo uma no início e a outra no fim de seca. Outra forma é, a partir de três meses de idade, “vermifugar” todos os animais, mensalmente, até a idade de um ano.

Quais as principais medidas sanitárias em bovinos de leite?

No programa sanitário, as vacinações são uma prática obrigatória, principalmente as imunizações contra brucelose e febre aftosa. Esta última depende da região onde são criados os animais. Já a vacina contra brucelose deve ser aplicada em fêmeas de três a oito meses de idade.

Qual a importância em realizar o vazio sanitário suíno?

O objetivo do vazio sanitário é permitir a ação residual dos desinfetantes e o processo de dessecação”, conta. Anne informa que o processo de limpeza e desinfecção deve ser realizado no intervalo entre o alojamento dos animais.

O que pode entender por muda forçada?

A muda forçada é uma importante ferramenta utilizada pela indústria avícola. Tem como finalidade um novo ciclo de produção em aves que iriam ser descartadas em virtude da redução da produtividade, o que poderia tornar tal atividade industrial economicamente inviável.

LEIA TAMBÉM:   Quando a pessoa cospe sangue o que pode ser?

O que são boas práticas para o manejo sanitário de um rebanho?

O conjunto de fatores que compõe o manejo sanitário de um rebanho é composto pela vacinação, controle de parasitos (endo e ectoparasitos), higiene dos animais e instalações , além das ações profiláticas e curativas dos animais.

Como reflete o manejo sanitário na produção?

A adoção do manejo sanitário correto refletirá diretamente na saúde dos animais, reduzindo as perdas econômicas pela ocorrência de enfermidades e mortalidades.