Quais sao as zonas marinhas?

Quais são as zonas marinhas?

– Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal.

Como dividir os oceanos?

Atualmente, existem cinco grandes oceanos que são definidos de acordo com a proximidade dos continentes e várias características oceanográficas; são eles: Oceano Atlântico, Oceano Ártico, Oceano Índico, Oceano Pacífico e Oceano Antártico, definidos pela Organização Hidrográfica Internacional (IHO).

Quais são as zonas em que se pode dividir o ambiente marinho?

Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui três regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona disfótica – região pouco iluminada; zona afótica – iluminação totalmente ausente.

Qual a diferença entre zona fótica e zona afótica?

ZONA FÓTICA → até 200 m de profundidade. ZONA DISFÓTICA → entre 200 m e 400 m de profundidade. ZONA AFÓTICA → abaixo dos 400 m de profundidade. Luz e Temperatura são determinadas pela irradiação solar e pelo balanço energético da Terra.

LEIA TAMBÉM:   Pode usar clobetasol no anus?

Porque os oceanos são divididos?

A enorme massa de água salgada que domina a paisagem da Terra – cerca de 70\% da superfície – foi dividida em cinco partes por causa de particularidades em relação à temperatura, insolação, salinidade e movimentos das correntes oceânicas e das marés.

Onde acaba o oceano?

A próxima fronteira Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Elas são 90\% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta. A essa profundidade, não há luz para sustentar o fitoplâncton.

Onde é a zona abissal?

zona abissal. Zona do oceano profundo, com mais de 2.000m e menos de 6.000m de profundidade, fria e escura, correspondente a cerca de 75\% do fundo oceânico e à região mais extensa do globo terrestre, desenvolvendo-se, mar adentro, alem da zona com fundo oceânico batial.

Em qual zona oceânica ficam os Fitoplanctons?

Os organismos fotossintetizantes precisam de luz para a realização da fotossíntese. Assim, toda a produção primária fotossintética no oceano ocorre na zona fótica. O fitoplâncton é responsável por 90\% dessa produção.

LEIA TAMBÉM:   Como avaliar inteligencia fluida?

O que é ambiente Lentico e Lotico?

Ecossistemas Lênticos: são ambientes aquáticos de água parada, como por exemplo, lagoas, lagos, pântano, etc. Ecossistemas Lóticos: são ambientes aquáticos de água corrente, como por exemplo rios, nascentes, ribeiras e riachos.

Qual a diferença entre ambientes lóticos e lênticos?

Lótico é o sistema aquático que está presente nos rios, nos riachos e nos córregos. Ele se caracteriza pelo fluxo de água constante que se desloca da nascente à foz. Já o lêntico se refere a lagos, lagoas, reservatórios e pântanos, caracterizado por águas paradas e sem corrente.

Quais grupos de organismos correspondem ao fitoplâncton?

O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.

Como podem ser classificados os organismos aquáticos?

Os organismos aquáticos pertencentes tanto do talassociclo (conjunto de todos os ecossistemas marinho), como do liminociclo (conjunto de todos os ecossistemas ducicolas lóticos ou lênticos), podem ser divididos, de acordo com a capacidade de deslocamento, em três categorias: plâncton, nécton e bentons.