Quais sao as vantagens e desvantagens da arbitragem?

Quais são as vantagens e desvantagens da arbitragem?

ARBITRAGEM: VANTAGENS E DESVANTAGENS

  • O que é arbitragem?
  • Flexibilidade do procedimento.
  • Especialização dos árbitros.
  • Celeridade.
  • Sigilo.
  • Desvantagens.
  • Tribunal arbitral não tem poder coercitivo.
  • Equívoco na escolha das regras, câmara e árbitros.

Quais leis fundamentam os trabalhos da arbitragem?

A arbitragem, regulada pela Lei 9307/1996, é um meio de solucionar litígios por heterocomposição, ou seja, as partes escolhem um terceiro, o árbitro, para proferir uma decisão no caso concreto.

Quais são as vantagens da arbitragem?

A arbitragem possui como principais vantagens a eficiência, a confidencialidade, a possibilidade de escolha de árbitro (julgador) especialista na temática e a flexibilidade.

Quais são as espécies de Convenções de arbitragem?

A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies do gênero convenções de arbitragem. Interessante observar que a cláusula compromissória, se inserida no contrato, ela se torna autônoma, ou seja, mesmo que o contrato seja nulo ou anulável a disputa continuará sendo solucionada pela arbitragem.

Como optar pela arbitragem?

Após o conflito surgir, mesmo não havendo essa cláusula contratual prévia, as partes também poderão optar pela arbitragem bastando realizar um compromisso arbitral, ou seja, um acordo para encaminhar a disputa para a arbitragem. A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies do gênero convenções de arbitragem.

LEIA TAMBÉM:   O que foi criado em 1942 e qual o objetivo do acordo entre Estados Unidos e Brasil?

Quando ocorre a arbitragem de investimento?

Em suma, a arbitragem de investimento ocorre quando um investidor não recebe a contrapartida de um país e, portanto, dá-se início ao procedimento arbitral. As instituições arbitrais possuem, em regra, regulamentos de arbitragem que possibilitam maior celeridade no procedimento. São as denominadas arbitragens expeditas.