Quais sao as reacões transfusionais?

Quais são as reações transfusionais?

Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia.

O que é incidentes transfusionais?

Incidentes transfusionais são agravos ocorridos durante ou após a transfusão sangüínea, e a ela relacionados. Podem ser complicações relacionadas com a contaminação bacteriana, reações hemolíticas agudas – especialmente as ocasionadas por incompatibilidade do sistema ABO, edema pulmonar por excesso de volume etc.

O que é reação transfusional tardia?

INCIDENTE TRANSFUSIONAL TARDIO – aquele que ocorre após 24 h da transfusão realizada. REAÇÃO FEBRIL: Reação mais comum na prática hemoterápica está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador.

LEIA TAMBÉM:   O que significa a armadura de Deus?

O que é reação hemolítica aguda?

TIPOS DE REAÇÃO HEMOLITICA TRANSFUSIONAL: AGUDA OU TARDIA A RHT aguda (RHTa) é aquela que ocorre dentro de 24 horas após a transfusão. É causada pela rápida interação entre anticorpos do receptor e antígenos contidos nas hemácias do doador, ou entre antígenos nas hemácias do receptor e anticorpos no plasma do doador.

Quais os 3 tipos de reações adversas frente a transfusão sanguínea?

As reações transfusionais adversas podem ser divididas em infecciosas e não infecciosas; imunológicas e não imunológicas; e em agudas (aquelas com início em menos de 24 horas após a transfusão) e tardias (com início após 24 horas da transfusão).

Como tratar reação transfusional?

O tratamento depende do tipo de reação à transfusão. Embora paracetamol e difenidramina sejam muitas vezes administrados rotineira e profilaticamente como pré-medicação, há poucas evidências que deem suporte a essa prática.

O que é o Hemovigilancia?

Hemovigilância é um sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes a fim de prevenir o aparecimento ou recorrência desses efeitos.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de dor muscular tardia?

Como funciona a Hemovigilancia?

A Hemovigilância é um sistema de avaliação e alerta organizado com objetivo de coletar e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes, a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência. (Manual Técnico de Hemovigilância- ANVISA).

O que é reação transfusional imediata e tardia?

IMEDIATAS: ocorrem durante o ato transfusional ou até 24 hs após o início da transfusão; TARDIAS: ocorrem após 24 hs do início da transfusão.

O que é reação hipotensiva?

O que é Reação Hipotensiva? Como o próprio nome diz, define-se como reação hipotensiva a hipotensão ocorrida durante ou após o término da transfusão, na ausência de sinais e sintomas de outras reações transfusionais.

Quais são as complicações agudas da transfusão sanguínea?

Pode haver dispneia, febre, calafrios, rubor facial e dor intensa, em especial na área lombar. Pode haver evolução para choque, com pulso rápido e fraco; pele fria e pegajosa; baixa pressão arterial; e náuseas e vômitos. Icterícia pode se seguir após hemólise aguda.

Quais são as complicações de transfusão de sangue?