Quais sao as reacões quimicas de formacao do ozônio?

Quais são as reações químicas de formação do ozônio?

A formação da camada de ozônio acontece quando algum tipo de radiação ou energia elétrica incide em moléculas de oxigênio (O2), separando os átomos. No caso da nossa atmosfera, a formação do ozônio acontece justamente por essa combinação de um átomo livre de oxigênio com uma molécula biatômica de oxigênio.

Qual é a atuação do cloro proveniente do CFC na sequência de reações de transformações do ozônio em oxigênio?

Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir: Esse efeito é destruidor porque areação dos átomos de cloro com o ozônio ocorre 1500 vezes mais rápido que a reação abaixo, em que os próprios átomos livres de oxigênio presentes na atmosfera decompõem o ozônio.

LEIA TAMBÉM:   Como e produzida a excitacao em um gerador e para que serve?

Qual o efeito do CFC na atmosfera?

A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

O que o CFC nos afeta os seres vivos?

Como já foi dito, o clorofluorcarbono é um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio, a grande responsável por proteger os seres vivos dos raios solares. Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.

Qual a formação do ozônio?

Como o ozônio é formado? Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

Como ocorre a formação do ozônio na atmosfera?

A formação do ozônio na estratosfera ocorre em níveis superiores a 30km de altitude onde a radiação solar ultravioleta de comprimento de onda menor que 242,5 nm vagarosamente dissocia o oxigênio. Uma vez que um oxigênio atômico é gerado a partir da reação (1), as reações (2) e (3) se processam rapidamente.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo para carregar carrinho eletrico?

O que é o clorofluorcarboneto em que é utilizado e como afeta o equilíbrio ambiental?

O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. Para efeitos comparativos, vale lembrar que esse gás é 15 mil vezes mais prejudicial ao meio ambiente do que o dióxido de carbono.

Quais são os efeitos da poluição por CFC?

Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

Qual o gás mais danoso para a camada de ozônio?

Buraco na camada de ozônio O mais prejudicial de todos, são os clorofluorcarbonos (CFC), composto por cloro, flúor e carbono, que juntos podem acabar com cem mil moléculas de ozônio. A maior parte desses gases são encontrados em sistema de refrigeração, produtos com embalagem aerossol, materiais plásticos, etc.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia de treinar dentro da zona de frequencia cardiaca?

Em quais situações os homens utilizam o CFC?

O gás foi sintetizado em 1928, nos EUA, e fez um tremendo sucesso na indústria porque era versátil, barato e fácil de estocar. Passou a ser largamente empregado como gás refrigerante em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e propelentes de aerossol.