Quais sao as quatro etapas da farmacocinetica?

Quais são as quatro etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que estuda a farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Com isso, uma porção da droga será eliminada do organismo, reduzindo assim seu efeito farmacológico.

LEIA TAMBÉM:   E ou sao meio dia?

Quais são as fases da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais fatores estão relacionados com a distribuição desigual dos fármacos nos tecidos alvos?

Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

O que é farmacocinética E o que é farmacodinâmica?

A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais são os tipos de ação em farmacodinâmica?

Como ocorre a farmacocinética no corpo?

Como ocorre a Farmacocinética no corpo A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo.

Quais as fases do metabolismo de um farmaco?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

O que é eliminação de um farmaco?

A eliminação de medicamentos consiste na remoção de medicamentos do corpo. Todos os medicamentos são eliminados do corpo em algum momento. Eles podem ser eliminados depois de serem modificados quimicamente (metabolizados. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética.)

O que altera o metabolismo dos fármacos?

Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).

Quais são os processos pelos quais os fármacos podem ser eliminados pelos rins?

Os processos renais de eliminação das substâncias do corpo são: filtração glomerular, secreção tubular e difusão através do epitélio tubular. A filtração é um processo passivo para moléculas de pequeno tamanho ou baixo peso molecular. O fármaco em sua forma livre, por exemplo, é passivamente filtrado.

LEIA TAMBÉM:   Quando e que os canarios acasalam?

Quais são os processos pelos quais os fármacos podem ser eliminados pelos rins explique os?

Na excreção renal, temos três importantes e distintos processos fisiológicos, conhecidos como filtração glomerular, reabsorção tubular passiva e secreção tubular ativa.

Quais são as reações de fase I do metabolismo?

Reações de Fase I do Metabolismo: Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise. O metabólito resultante pode ser farmacologicamente inativo, menos ativo ou, às vezes, mais ativo que a molécula original.

Qual a taxa de metabolismo do fármaco?

Nesses casos, denominados eliminação de primeira ordem (ou cinética), a taxa de metabolismo do fármaco é uma fração constante do fármaco remanescente no corpo (o fármaco tem meia-vida específica).

Como ocorre o metabolismo de fármacos no interior da célula?

No interior de determinado célula, a maior parte do metabolismo de fármacos se encontra no retículo endoplasmático e no citosol, embora também possam ocorrem biotransformações nas mitocôndrias, no invólucro nuclear e na membrana plasmática.

Como as enzimas estão envolvidas no metabolismo?

As enzimas estão envolvidas no metabolismo de uma variedade de compostos quimicamente diferentes, endógenos e exógenos, incluindo fármacos, substancias ambientais e outros xenobióticos.