Índice
Quais são as principais queixas iniciais no ambiente escolar em relação a alunos com TDAH?
Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar rígido e pela agitação na sala de aula.
Quem tem TDAH vai mal na escola?
Sim, com certeza. O TDAH pode interferir no rendimento escolar, na comunicação, nas relações interpessoais, na auto estima e, se não tratado, no rendimento do indivíduo adulto no trabalho.
Como o professor deve agir com um aluno de TDAH?
9- Questione sobre dúvidas em sala de aula: O professor deve questionar o portador de TDAH, assim como outros estudantes dificuldades acadêmicas, sobre dúvidas em sala de aula. Isto ajudará na assimilação de conceitos e favorecerá a atenção do aluno. Estimule o aluno com palavras de incentivo.
Quais as possíveis dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem TDAH?
As crianças com TDAH apresentam maior dificuldade para aprendizagem e problemas de desempenho em testes e funcionamento cognitivo em relação aos seus colegas, principalmente por dificuldades nas suas habilidades organizacionais, capacidades de linguagem expressiva e/ou controle motor fino ou grosso.
Como trabalhar em sala de aula com alunos com TDAH?
O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?
- Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;
- Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;
- Mude-o de lugar sempre que perceber que algo ‘ameaça’ sua atenção ao conteúdo.
Como a escola pode ajudar o aluno com TDAH?
Permita trabalhos manuais e criativos. A sua escola pode permitir que o aluno com TDAH realize uma atividade ou um trabalho no lugar de uma prova, por exemplo. Se possível, ofereça a oportunidade para que esse aluno realize algo mais criativo ou manual.
Como lidar com o déficit de atenção?
Déficit de atenção no trabalho
- Consulte a agenda três vezes ao dia.
- Faça uso do alarme do celular.
- Transforme a organização em uma prática constante.
- Registre todas as despesas.
- Amenize as distrações na hora de trabalhar.
- Use técnicas de produtividade.
Como prestar atenção na aula com TDAH?
– O aluno com TDAH deve sentar na frente, mais próximo ao professor. Isso é fundamental porque quanto mais perto do educador, menos fatores a criança terá e que tendem a tirar sua atenção e concentração. – A aula deve ser motivadora, dinâmica e prática. A linguagem adotada deve ser simples e objetiva.
Como é a mente de um TDAH?
A pessoa tem dificuldade constante em se concentrar e se organizar. Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.
Quais orientações você daria para uma professora do 4º ano que receberá um aluno com TDAH?
Permita ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever; Use mecanismos para compensar as dificuldades memoriais como, por exemplo, tabelas e gráficos com prazos de entrega de trabalhos e provas; post its com orientações, palavras-chave, horários, resumos, etc.