Quais sao as principais causas para o elevado spread bancario observado na economia brasileira de longa data?

Quais são as principais causas para o elevado spread bancário observado na economia brasileira de longa data?

Confira os cinco principais fatores que explicam por que o spread bancário do Brasil é tão alto:

  • Inadimplência. A inadimplência é uma das variáveis que mais eleva o spread bancário.
  • Concentração bancária.
  • Juros e inflação.
  • Carga tributária.
  • Crédito bancário.

Quais são as justificativas que as instituições financeiras argumentam para o elevado spread bancário no Brasil?

A justificativa para esses valores é diversa. Um estudo divulgado em 2011 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta cinco componentes do spread: o Custo Administrativo, o Custo do Compulsório, os Impostos Indiretos e Fundo Garantidor de Crédito (FGC), os Impostos Diretos e Resíduo Líquido e a Inadimplência.

LEIA TAMBÉM:   O que e prognatismo em cachorro?

O que é alta taxa de spread?

Os dados mostram uma realidade incontestável: nosso spread bancário é, de fato, muito alto. Significa que a taxa que os bancos pagam a investidores fica muito abaixo daquela que cobram por seus empréstimos.

Qual o conceito de custo na contabilidade?

O conceito de custo é confundido com os conceitos de preço, despesas, desembolsos financeiros, gastos, perdas, desperdício, entre outros. Diante de diversas referências, vamos esclarecer o tratamento de custos na contabilidade:

Quais são os custos de produção do período?

Custos de produção do período: é a soma de todos os custos, diretos e indiretos (matérias-primas e mão-de-obra, custos indiretos de fabricação) no processo produtivo num determinado período de tempo. Custo primário: é a soma de todos os custos diretos no processo produtivo (matérias-primas e mão-de-obra).

Como pode ser apurado o custo das mercadorias?

O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação: No caso de empresas industriais a complexidade na apuração do custo é maior pois há um processo de produção.

LEIA TAMBÉM:   Como avaliar a qualidade microbiologica das formas farmaceuticas nao estereis?

Qual é o tratamento de custos na contabilidade?

Diante de diversas referências, vamos esclarecer o tratamento de custos na contabilidade: Custos de produção do período: é a soma de todos os custos, diretos e indiretos (matérias-primas e mão-de-obra, custos indiretos de fabricação) no processo produtivo num determinado período de tempo.