Quais sao as principais abordagens sobre regulacao econômica?

Quais são as principais abordagens sobre regulação econômica?

Há três grandes abordagens teóricas sobre regulação econômica: a) que advém da tradição econômica clássica e neoclássica, onde a regulação é realizada pelo mercado, via mecanismos de preço e quantidade, a lei da oferta e da procura.

Qual a regulamentação de um mercado competitivo?

Via de regra, a regulamentação, inspirada na teoria econômica neoclássica, é uma resposta às falhas de mercado, que consistem em discrepâncias em relação ao ideal de um mercado competitivo, principalmente, nos setores de bens públicos. É curioso notar que a regulamentação também está sujeita a falhas, denominadas falhas de governo.

Qual a diferença entre a regulação econômica e o interesse público?

Regulação Econômica vs.Interesse Público • Redução dos níveis de incerteza em ambiente de negócios; • Conferir credibilidade às relações sociais em uma economia de mercado; • Garantia ao cumprimento dos contratos (redução de possibilidades de descumprimento);

Qual a atuação do governo no setor de serviço?

As políticas públicas, a tributação e a própria moeda são meios a partir dos quais o governo interfere e participa das atividades de mercado. No caso do setor de serviço, a atuação governamental é marcante, seja ofertando diretamente serviços ” como defesa, justiça e administração pública em geral ” ou regulamentando a oferta e o uso.

Quais são os órgãos e as agências reguladoras?

Contudo, a regulamentação, os órgãos e as agências reguladoras, assim como as práticas estatais de regulação, são partes do complexo de regulação econômica estatal, e não a regulação em si.

Por que a regulação é justificada?

Do ponto de vista económico, a regulação justifica-se naqueles sectores em que, por razões económicas (p. ex., tecnologia ou procura) não há condições para a concorrência se materializar ou desenvolver como nos mercados “típicos”.