Quais sao as prerrogativas do Tribunal de Contas da Uniao?

Quais são as prerrogativas do Tribunal de Contas da União?

Cabe ao TCU, de acordo com o inciso VII do art. 71 da Constituição Federal, prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas ou por qualquer de suas comissões sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

Quais são os parâmetros de controle dos Tribunais de Contas?

São dois os sistemas de controle definidos pela Constituição Federal: a) o controle interno, realizado pelos próprios órgãos do aparelho estatal; b) o controle externo, realizado pelo Poder Legislativo, que conta com o auxílio da corte de contas.

Quais penalidades o TCU pode aplicar?

Quais são as penalidades que o TCU pode aplicar? Além da multa, o TCU pode decretar, no curso de qualquer apuração de irregularidade, a indisponibilidade dos bens do responsável por prazo não superior a um ano.

LEIA TAMBÉM:   O que testar antes de comprar um notebook usado?

Quem compoe o Tribunal de Contas da União?

O Tribunal de Contas da União é um órgão colegiado e suas decisões são tomadas pelo Plenário da corte ou por uma de suas Câmaras. Ele é composto por nove Ministros. Dois Ministros são escolhidos pelo Presidente da República entre os Ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU.

Quais são os cinco tipos de Tribunais de Contas?

Atualmente, no Brasil, existem 33 Tribunais de Contas:

  • 01 Tribunal de Contas da União – (TCU);
  • 26 Tribunais de Contas dos Estados – (TCE);
  • 03 Tribunais de Contas dos Municipios (TCM);
  • 02 Tribunais de Contas Municipais – (TCM)
  • 01 Tribunal de Contas do Distrito Federal – (TC-DF).

Quais órgãos estão incluídos como Tribunais de Contas?

Resumo: Denomina-se Tribunal de Contas da União (TCU) ou ainda Corte de Contas o Tribunal Administrativo responsável para julgar as contas de administradores públicos e demais responsáveis por quantias, bens e valores públicos federais, bem como as contas de pessoas que, de algum modo, provoquem prejuízo ao erário.

LEIA TAMBÉM:   O que e lancamento de transferencia?

São requisitos necessários à formação do ato administrativo?

São requisitos necessários à formação do ato administrativo: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. São atributos do ato administrativo: a presunção de legitimidade, a imperatividade e a auto-executoriedade.

Quais são os requisitos da Administração Pública?

A Administração Pública obedecerá, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

O que são atos administrativos e como se dividem?

Os atos internos são aqueles nos quais tem a finalidade de produzir os seus efeitos apenas no âmbito interno da administração, atingindo as pessoas e os órgãos diretamente ligados. Já os atos administrativos externos são aqueles que atingem a administração de uma forma geral.

O que são atos administrativos exemplos?

O que são os Atos Administrativos? Ato administrativo é, portanto, uma declaração do Estado capaz de produzir efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações. Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público.

LEIA TAMBÉM:   Como e desenvolvido o Projeto Tamar?

https://www.youtube.com/watch?v=jVYBa2gkfYM