Quais sao as plantas do mangue?

Quais são as plantas do mangue?

Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:

  • Rhizophora mangle (mangue vermelho),
  • Laguncularia racemosa (mangue branco),
  • Avicennia sp (mangue preto, canoé),
  • Conocarpus erectus (mangue de botão).

Qual é o estado com a maior diversidade de espécies encontradas nos manguezais?

Qual é o estado com a maior diversidade de espécies encontradas nos manguezais? Em Pernambuco existem cerca de 270 km2 manguezais. No Brasil, existem cerca de 25.000 km2 de florestas de mangue, que representam mais de 12\% dos manguezais do mundo inteiro.

Quais são as características da vegetação do mangue?

Características do mangue Os mangues são adaptados exclusivamente às condições marinhas e estuarinas, com alta flutuação de salinidade e solos anaeróbios lamacentos. Essa vegetação compõe as chamadas “florestas de marés” e pertencem à categoria de “ecossistema de floresta tropical”.

LEIA TAMBÉM:   Como abrir uma empresa de exportacao no Brasil?

Quais são as adaptações das plantas do manguezal?

As espécies vegetais do manguezal apresentam adaptações para eliminar o excesso de sal através de estruturas chamadas glândulas de sal presentes em suas folhas. Quem estiver visitando um manguezal, pode verificar este fato lambendo uma folha de mangue e sentindo o gosto de sal.

O que encontramos no mangue?

Os mangues integram as áreas dos manguezais, importantes ambientes naturais aquáticos. A fauna presente nos manguezais é composta por peixes, ostras, mariscos e crustáceos, revelando-se como um ponto de elevada biodiversidade por também servir de espaço para a reprodução de algumas espécies de aves.

Qual é a árvore típica do manguezal?

Rhizophora mangle
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral brasileiro, onde as principais espécies de árvores típicas deste ecossistema são: Rhizophora mangle (mangue-vermelho ou mangue sapateiro) – próprio de solos lodosos, com raízes aéreas; um dos mangues mais resistentes.

Qual a consequência da degradação dos manguezais para animais e plantas?

Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).