Quais sao as particularidades do seguro de vida no imposto de renda?

Quais são as particularidades do seguro de vida no imposto de renda?

Existem algumas particularidades sobre seguro de vida no Imposto de Renda, como por exemplo, saber se houve resgate por cláusula específica ou o valor pago foi por beneficiário em caso de morte. Essas particularidades alteram a forma que a declaração será feita.

Qual o valor atualizado do seguro de vida?

O contrato de seguro de vida tem reajuste anual, ou seja, se você havia contratado um seguro de vida de R$ 1 milhão em 2000, hoje em novembro de 2016, o valor da indenização atualizado estaria em aproximadamente R$ 3 milhões. O seguro é corrigido pela inflação para ser eficiente em sua função de proteção.

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Como receber o seguro de vida?

O seguro de vida não é considerando herança, sendo assim, não faz parte dos bens que integram o espólio e não precisam passar por inventário. Ou seja, não é preciso fazer inventário para receber o seguro de vida. No entanto, no caso de seguro de vida, quem tem direito a receber não são os herdeiros.

Como os seguros de vida precisam ser declarados?

Os seguros de vida que possuem cláusulas de cobertura de sobrevivência e que, de modo geral, geram rendimentos ao contribuinte, precisam ser declarados. Isso acontece porque os rendimentos desse tipo de seguro são considerados uma aplicação financeira e, por isso, são tributáveis.

Por que a indenização paga pelo seguro de vida não incide imposto de renda?

Por se tratar de verba de natureza indenizatória, na indenização paga pelo seguro de vida não incide imposto de renda. No entanto, é necessário informar em sua declaração de Imposto de Renda o recebimento desta verba, o que deverá ser realizado no campo de isentos e não tributáveis.

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Por que devo declarar o valor do seguro de vida?

Mas então, o que devo declarar? Bom, não precisa declarar a contratação e os valores que você paga mensalmente. Entretanto, se você recebeu algum valor de seguro de vida como beneficiário em caso de morte, ou resgatou valores da sua apólice por motivo de sobrevivência, por exemplo, esses valores precisam ser informados para o Leão.

Como declarar contratação de seguro de vida no imposto de renda?

Como declarar contratação de seguro de vida no Imposto de Renda? Começamos, já com boas notícias: contratação de seguro de vida não precisa ser declarada no Imposto de Renda, a menos que seja um plano VGBL.

Quem tem direito a receber o seguro de vida?

No entanto, no caso de seguro de vida, quem tem direito a receber não são os herdeiros. Também não é o cônjuge sobrevivente, mas sim a pessoa que o falecido escolheu como beneficiária, a qual pode ser qualquer outra pessoa.

Como funciona o seguro de vida?

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Nos seguros de vida, também está previsto o pagamento periódico de prêmios corrigidos pelo mesmo índice de inflação do contrato para haver o equilíbrio entre o que foi pago e a cobertura contratada. Existe também nos contratos de seguro o chamado reenquadramento etário, que é uma possibilidade de reajustar as parcelas conforme a idade do cliente.