Quais sao as metodologias utilizadas na educacao de surdos no mundo?

Quais são as metodologias utilizadas na educação de surdos no mundo?

No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

Como a língua está relacionada com o desenvolvimento cognitivo da criança surda?

Na criança surda, a gestualidade na fala inicia-se com as vocalizações, mas depois de vivenciar as experiências visuais, segue-se ao uso efetivo da língua referenciada. É a partir da relação com o meio que as crianças vão adquirindo conhecimento sobre a construção do léxico, a gramática e o uso de sua língua.

Quais as três correntes pedagógicas na educação de surdos cite as dentre elas qual é a mais usada atualmente e como ela se aplica?

Ao longo da jornada educacional de surdos, três correntes metodológicas ou filosóficas se destacam, são elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Quais são as concepções metodológicas na educação de surdos?

A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

LEIA TAMBÉM:   O que o camelo faz de melhor?

É possível o desenvolvimento da linguagem da criança surda mesmo usando a oralidade?

Ao final da pesquisa, concluiu-se que as pessoas surdas têm uma comunidade própria com linguagem própria, sendo assim, as crianças surdas podem desenvolver a linguagem como as crianças ouvintes, mas em forma de sinais, meio pelo qual conseguem se comunicar e se desenvolver psiquicamente.

Qual impacto da surdez no desenvolvimento social e cognitivo do aluno?

Não tendo acesso ao mundo sonoro, a criança com surdez é extremamente prejudicada no que concerne aos processos de aquisição e desenvolvimento de linguagem e fala, o que acarreta a dificuldade de se comunicar e de receber informações através da linguagem oral.

O que é a aprendizagem cognitiva?

Segundo Campos (1998, p. 53) “a aprendizagem cognitiva é aquela cujo processamento, predomina os elementos da natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio e memória, etc.