Quais são as metodologias utilizadas na educação de surdos no mundo?
No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.
Como a língua está relacionada com o desenvolvimento cognitivo da criança surda?
Na criança surda, a gestualidade na fala inicia-se com as vocalizações, mas depois de vivenciar as experiências visuais, segue-se ao uso efetivo da língua referenciada. É a partir da relação com o meio que as crianças vão adquirindo conhecimento sobre a construção do léxico, a gramática e o uso de sua língua.
Quais as três correntes pedagógicas na educação de surdos cite as dentre elas qual é a mais usada atualmente e como ela se aplica?
Ao longo da jornada educacional de surdos, três correntes metodológicas ou filosóficas se destacam, são elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
Quais são as concepções metodológicas na educação de surdos?
A educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
É possível o desenvolvimento da linguagem da criança surda mesmo usando a oralidade?
Ao final da pesquisa, concluiu-se que as pessoas surdas têm uma comunidade própria com linguagem própria, sendo assim, as crianças surdas podem desenvolver a linguagem como as crianças ouvintes, mas em forma de sinais, meio pelo qual conseguem se comunicar e se desenvolver psiquicamente.
Qual impacto da surdez no desenvolvimento social e cognitivo do aluno?
Não tendo acesso ao mundo sonoro, a criança com surdez é extremamente prejudicada no que concerne aos processos de aquisição e desenvolvimento de linguagem e fala, o que acarreta a dificuldade de se comunicar e de receber informações através da linguagem oral.
O que é a aprendizagem cognitiva?
Segundo Campos (1998, p. 53) “a aprendizagem cognitiva é aquela cujo processamento, predomina os elementos da natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio e memória, etc.