Quais sao as justificativas que sustentam que o uso de testes psicologicos seja atribuicao exclusiva dos psicologos?

Quais são as justificativas que sustentam que o uso de testes psicológicos seja atribuição exclusiva dos psicólogos?

Os testes, de uso exclusivo da(o) Psicóloga(o), estão subdivididos entre favoráveis – pois já foram aprovados nas avaliações e podem ser utilizados normalmente – e desfavoráveis, ou seja, não foram liberados (para saber mais sobre os critérios utilizados pelo CFP, clique aqui).

Que serviços ou profissionais podem ter necessidade de solicitar Psicodiagnósticos?

Em termos de Brasil, embora cada vez mais se encontrem pro- fissionais da psicologia trabalhando nesses ambientes, especialmente em instituições de cuidados com a saúde, é muito comum que o psicodiagnóstico se realize em clínicas ou em consultórios psicológicos, em que ele recebe encaminhamento principalmente de …

LEIA TAMBÉM:   Porque 30 e a melhor idade?

Qual a importância do laudo psicológico?

Esse documento é um instrumento utilizado como forma de comunicação dos resultados obtidos após o processo de avaliação psicológica, podendo ser útil a outros profissionais (Silva e Alchieri, 2011). A Resolução 07/2003 traz orientações claras sobre a elaboração e estrutura que um laudo psicológico deve ter.

Por que é considerada atribuição do CFP definir quais são os testes adequados ao uso do psicólogo?

Esclarecemos que a função do CFP é de orientar, fiscalizar e regulamentar a profissão de psicóloga(o) e, nesse sentido, os testes psicológicos são considerados favoráveis para uso quando possuem os requisitos mínimos que atestam sua qualidade técnico-científica.

Quem pode realizar o psicodiagnóstico?

Quem pode fazer o psicodiagnóstico? O psicodiagnóstico é realizado em uma clínica, pelo profissional especializado, ou seja, o psicólogo. O encaminhamento dos testes também se dá por meio das autorizações de outros profissionais da saúde, e de âmbito judicial.

O que é necessário para realizar um psicodiagnóstico em um paciente?

Trata-se do primeiro contato com o psicólogo e o paciente, em ambiente como o consultório ou a clínica. Naquele momento, o psicólogo ouvirá o paciente, e realizará perguntas sobre a sua vida, comportamento, pensamentos e visão do mundo. Além disso, identificará alguns sintomas que o paciente porta.

LEIA TAMBÉM:   Tem como cego voltar a ver?

Quando um psicólogo pode dar um laudo?

O laudo poderá ser emitido pelo psicólogo que faz acompanhamento e seu psiquiatra. Se você está afastada por alguma patologia psiquiátrica, pode pedir ao seu psiquiatra um atestado em que conste a sua patologia e o tratamento medicamentoso que está sendo realizado.