Quais sao as fases do Estado moderno?

Quais são as fases do Estado moderno?

O Estado Moderno surgiu a partir da fragmentação do sistema feudal. É marcado por quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal. Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha.

Quais são as principais características do Estado Moderno?

Entre as características do Estado Moderno estão: Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Território: espaço geográfico que delimita a ação do Estado. Povo (nacional): pessoas que possuem vinculo jurídico com o Estado.

Quais são os primeiros estados modernos?

O primeiro reino a utilizar o modelo de Estado Moderno foi Portugal. Ali, a centralização política ocorreu como consequência de campanhas militares da Guerra da Reconquista – que objetivavam recuperar os territórios da Península Ibérica dominados pelos mouros – , assim como na Espanha.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar demissao no Imposto de Renda 2021?

Como funcionava o sistema feudal?

Politicamente, o sistema feudal embasava-se nas relações de suserania e vassalagem. Suserano era o rei ou nobre que, em troca de determinados compromissos, concedia a outro nobre um benefício — geralmente um feudo, correspondente a uma extensão de terra com tamanho variável.

Por que a nobreza feudal é privilégio?

Portanto, a posse da propriedade da terra na sociedade agrária medieval era considerada sinônimo de privilégio. Assim, os senhores feudais, detentores das terras, dominavam as relações de poder durante a Idade Média. Conheça um pouco mais sobre a nobreza feudal e sua estrutura de organização social no contexto da história medieval.

Como funcionava o trabalho na sociedade feudal?

O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão. Os trabalhadores estavam presos a terra e subordinados a uma série de obrigações desde impostos e serviços. Além dos servos, haviam outros trabalhadores como: os vilões, homens livres que moravam na vila, prestavam serviços ao senhor feudal e podiam trocar de propriedade;

Como era a sociedade feudal?

A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental porque era composta por camadas sociais estanques. Não existia mobilidade social, ou seja, passar de um estamento social para outro era praticamente impossível. A sociedade feudal baseava-se na existência de três estamentos sociais – nobreza, clero e servos.